Biografia de Israel Salmen
Quem é Israel Salmen?
Israel Salmen é um empreendedor brasileiro conhecido por fundar e ser o atual CEO da Meliuz, o maior aplicativo de cashback do Brasil. Através de serviços como cashback em lojas parceiras e cartão de crédito com cashback, a empresa vem consolidando-se como uma importante empresa brasileira de inovação tecnológica.
O empreendedor formou-se na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e também estudou na Stanford University. Com a fundação da Meliuz em 2011 e seu crescimento nos anos seguintes, a companhia conseguiu fazer seu IPO em 2020, sendo a primeira startup brasileira a ter seu capital aberto na bolsa de valores.
Trajetória empreendedora de Israel Salmen
A trajetória empreendedora de Salmen começou cedo: em 2004, fundou a GGospel, portal online cristão com notícias e matérias. Salmen permaneceu nesse projeto até 2006.
O empreendedor começou seus estudos na Universidade Federal de Minas Gerais, onde graduou-se em economia. Seus estudos duraram de 2007 até 2010.
Ainda na graduação, em 2009, Israel Salmen, junto com seu sócio e colega de universidade Ofli Guimarães, fundaram a Solo Investimentos, companhia voltada para o mercado de capitais. Esse empreendimento durou dois anos, quando ambos decidiram vender a empresa no ano de 2011.
Após a venda, os dois empresários mantiveram-se ativos, levantando $ 200 mil de um investidor e fundando a Méliuz, empresa voltada para a oferta de cashback em lojas parceiras.
No ano seguinte, em 2012, a Méliuz entrou para o programa Startup Chile, um programa governamental cujo objetivo é acelerar startups no país. O programa durou seis meses e serviu para que Israel Salmen e seu sócio solidificassem a visão da empresa. Com a expertise adquirida, a Méliuz começou a fortalecer suas operações.
Nos anos seguintes, a empresa continuou crescendo e recebeu investimentos de cinco investidores diferentes. Entre eles, destaca-se o empresário francês Fabrice Grinda, conhecido como o investidor-anjo que atuou como um dos criadores da OLX.
Entre 2015 e 2018, Isael Salmen trabalhou ajudaram na mentoria para o desenvolvimento da Pelando, uma startup que junta em sua plataforma descontos de diversas lojas parceiras. Atualmente, a empresa possui mais de 10 milhões de visitantes mensais.
Israel Salmen tornou-se mentor na Endeavor, organização que visa auxiliar no crescimento de negócios de impacto positivo ao redor do mundo. O empreendedor iniciou nessa função em 2016, onde permanece até hoje.
Também em 2016, o empresário iniciou seus estudos na Stanford University, onde realizou um curso de educação executiva, além de um curso sobre inovação e empreendedorismo.
Através de sua expertise, o empreendedor lançou diversos outros serviços com a Méliuz: cashback para negócios físicos (farmácias, postos, mercados e outros), cartão de crédito com cashback em parceria com o Banco PAN (BPAN4), além de outros.
Méliuz: a startup brasileira que chegou na bolsa de valores
A Méliuz (CASH3) é uma empresa de cashback. Ou seja: ela é responsável por devoltar ao cliente parte do valor que as companhias pagam para anunciar no site. Hoje, a empresa é o maior programa de recompensas do país, favorecendo a própria empresa, os negócios parceiros e os clientes.
Através do cadastro na plataforma da Méliuz, o cliente recebe seu dinheiro do cashback na própria conta. A partir daí, ele pode retirar os valores a partir de R$ 20 sem nenhum custo de transação.
A empresa de Israel Salmen possui mais de 1.600 lojas parceiras, como a Ricardo Eletro, Lojas Americanas, Submarino, Saraiva e outras. Esse tipo de parceria beneficia as lojas, uma vez que fideliza os clientes através dos ganhos com cashback.
Inicialmente, o serviço funcionava de duas formas: entrando nas lojas parceiras através do site da Méliuz ou usando uma extensão para navegadores (como o Google Chrome ou Mozilla Firefox) que ativa o cashback uma vez dentro das lojas parceiras.
Em 2014, Lucas Marques tornou-se o COO da empresa. Com o desenvolvimento das estratégias de negócios da companhia, foi criado um aplicativo, onde as melhores ofertas são exibidas. É possível comparar o programa de recompensas entre as diversas lojas parceiras, além de consultar o saldo e sacar o valor em dinheiro.
Além disso, o aplicativo é usado para a devolução de dinheiro em lojas físicas. Para isso, é preciso cadastrar e validar os meios de pagamento (como cartões de crédito e de débito) no aplicativo, procurar por lojas parceiras próximas e fazer o pagamento através de uma máquina da Cielo (CIEL3). Em lojas como farmácias e mercados, basta informar o número de telefone cadastrado para receber o cashback.
Em 2020, Israel Salmen e sua equipe levaram a startup até a bolsa de valores. A Méliuz realizou seu IPO, tornando-se a primeira startup a abrir capital na B3. Atualmente, é possível adquirir ações da empresa través do código de negociação CASH3.