Idalberto Chiavenato
EmpreendedoresQuem é Idalberto Chiavenato
Idalberto Chiavenato é um estudioso da área de administração de empresas e recursos humanos conhecido por sua série de livros e artigos sobre os temas, sendo um dos autores brasileiros de maior destaque no meio. Sua obra contribui em assuntos como, por exemplo, as finanças corporativas de uma empresa.
Idalberto Chiavenato também foi professor de diversas universidades no Brasil e fora, além de ser idealizador e presidente do Instituto Chiavenato de Educação.
Formado em Filosofia e Direito e com especialização em administração, Chiavenato foi um dos acadêmicos mais influentes de sua época.
Principalmente ao tocar em diversos temas da macroeconomia. Sendo que suas obras tocam em temas que abordam, por exemplo, a importância do conceito de capital humano, e a importância ao desenvolvimento econômico.
Seu livro de maior relevância foi o Teoria Geral da Administração, um dos livros de impacto da área de administração.
O estudioso ainda tem papel no Instituto Chiavenato de Educação, organização voltada ao fomento de práticas administrativas.
Trajetória de Idalberto Chiavenato
Idalberto Chiavenato nasceu no ano de 1936, na cidade de Viradouro, interior do estado de São Paulo, Brasil.
Após terminar o colegial, ele ingressou na Universidade de São Paulo (USP) para cursar filosofia com especialização voltada à área de psicologia educacional. Idalberto ainda tem graduação em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Posteriormente, ele realizou sua pós-graduação, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV), em administração de empresas. Frente na qual também possui MBA e Ph.D., ambas cursadas pela City University of Los Angeles.
A maior parte da carreira de Chiavenato foi voltada ao campo acadêmico, sendo que por anos foi professor na EAESP-FGV.
Ao longo de sua trajetória, o estudioso ainda foi conselheiro do Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo (CRA-SP).
Contudo, o maior destaque em sua carreira foi como escritor, sendo que escreveu mais de 20 livros, além de uma série de artigos acadêmicos e colunas em revistas especializadas.
Chiavenato é um dos autores do setor que teve sua obra com maior difusão em países da língua portuguesa. Além disto, o estudioso está na lista de escritores brasileiros com mais traduzidos para língua espanhola.
A obra e biografia de Idalberto são amplamente difundidas em cursos de administração das faculdades brasileiras.
As obras de Idalberto Chiavenato
Com mais de 20 livros publicados ao longo de sua carreira, Idalberto se tornou um dos estudiosos da área de administração de maior destaque na atualidade.
Entre os livros que ele é autor, destaca-se, principalmente, o best-seller Teoria Geral da Administração, que teve seu lançamento em 1983.
Um dos mais vendidos e considerado um dos mais complexos entre livros que tratam o tema, a obra conta de forma cronológica como a administração evoluiu ao longo dos anos até chegar ao formato moderno.
Sendo que os escritos tratam como aconteceu o ‘intercâmbio’ entre a parte técnica do setor, com a frente voltada para o lado humano, que permitiu a criação da área de ‘recursos humanos’.
Outros livros de sua autoria que tem destaque no meio são: Gestão de Pessoas, Administração nos Novos Tempos, Comportamento Organizacional e Administração Geral e Pública.
Sua influência para o setor faz com que Idalberto Chieavenato seja apontado por especialistas como um dos maiores autores de administração da história do país. Para entender os conceitos de administração, como gestão do conhecimento, veja este artigo da Suno sobre o assunto.
Fotos de Idalberto Chiavenato