Suno Perfis
Hugo Barra

Hugo Barra

Perfil de Hugo Barra

Idade 48
Nome Completo Hugo Barra
Nascimento 28/10/1976
Local de Nascimento Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Nacionalidade Brasileiro
Formação Engenheiro
Ocupação Executivo
Redes Sociais Facebook Twitter Linkedin

Quem é Hugo Barra

O brasileiro Hugo Barra é o vice-presidente da empresa norte-americana Oculus, braço do Facebook que elabora produtos de realidade virtual. Antes disso, teve diversas funções em gerenciamento de produtos no Google; na Europa e nos Estados Unidos.

Hugo Barra saiu do Google para ingressar na chinesa Xiaomi. Ele deixou a empresa antes da fabricante de produtos eletrônicos abrir IPO na bolsa de valores de Hong Kong. Como ex-funcionário, recebeu mais de R$ 800 milhões.

Trajetória de Hugo Barra

Foto: Reprodução/ Facebook

Hugo Barra nasceu em Belo Horizonte, em Minas Gerais, no Brasil.

Ele cursou engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No decorrer do curso, transferiu a graduação para o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Enquanto estudante do Massachusetts Institute of Technology, Barra estagiou em diversos grupos multinacionais como Walt Disney, Merrill Lynch e Netscape.

No ano 2000, ao lado de outros colegas que conheceu no MIT, fundou uma startup que desenvolveu um software móvel de reconhecimento de voz. A empresa chamava-se LOBBY7.

Três anos mais tarde, a LOBBY7 foi adquirida pela ScanSoft – a fusão das empresas deu origem a Nuance Communications.

Dentro da Nuance Communications, Hugo Barra ocupou cargos de gerência e desenvolvimento de negócios.

Em 2008 juntou-se ao Google, na sede de Londres. Na época, a vaga ocupada por Hugo era a de gerente de produtos para mobile.

Dois anos mais tarde, entrou para o time responsável pelo Android. Em 2012, chegou ao cargo de vice-presidente da divisão responsável pelo Android.

Deixou a empresa criada por Larry Page e Sergey Brin em 2013, para assumir o posto de vice-presidente internacional da Xiaomi – empresa chinesa fabricante de produtos eletrônicos.

Permaneceu na Xiaomi até 2017, quando anunciou seu retorno ao Vale do Silício, nos Estados Unidos.

A volta de Hugo Barra para o país norte-americano ocorreu em função do Facebook, empresa pela qual foi contratado para compor o time responsável da Oculus, envolvida com realidade virtual.

Na época, ele postou em sua página oficial do Facebook:

“Estou animado para compartilhar minha próxima aventura quando retornar ao Vale do Silício – em alguns meses, vou me juntar ao Facebook como VP de realidade virtual (VPVR!) e liderar a equipe da Oculus.

O CEO da Xiaomi, Lei Jun, sempre diz que a maior vocação de um engenheiro é tornar os avanços tecnológicos rápidos e prontamente disponíveis para o espectro mais amplo possível da humanidade. Essa será minha missão no Facebook e estou ansioso para construir o futuro da tecnologia imersiva com Mark Zuckerberg, Brendan Trexler Iribe, Mike Schroepfer e os visionários da equipe Oculus”.

Um ano depois de deixar a Xiaomi, a chinesa abriu capital na bolsa de valores de Hong Kong. Como ex-funcionário, Hugo Barra recebeu mais de R$ 800 milhões pelas ações que detinha.

Ao longo dos anos, o trabalho de Hugo Barra foi reconhecido por veículos internacionais como Wired e Business Insider. Já a brasileira Época incluiu Barra entre os brasileiros mais influentes do mundo em duas ocasiões: 2011 e 2013.

Fotos de Hugo Barra Vídeo de Hugo Barra
Sair da versão mobile