Henry Ford
ExecutivosQuem é Henry Ford?
Henry Ford foi o fundador da Ford Motor Company, primeira empresa do ramo automobilístico a produzir carros em larga escala e que cravou na história da indústria o processo que ficou conhecido como fordismo.
Graças a linha de montagem pensada por Henry Ford, foi possível produzir, a pouco menos de duas horas por vez, um automóvel nos primeiros anos do século 20.
Henry Ford faleceu em 1947, aos 83 anos de idade. Ele também foi notável pelo preconceito contra o povo judeu, publicando o livro O Judeu Internacional, que criticava o modo de vida das populações judaicas.
O empresário se consagrou no ramo automobilístico, tornando a Ford uma importante montadora de automóveis até os dias de hoje.
Muito além da Ford, sua contribuição com o processo de produção em massa premitiu desenvolvimentos econômicos expressivos em diversas áreas.
Biografia de Henry Ford
Henry Ford nasceu no estado Michigan, nos Estados Unidos. Começou a trabalhar com motores na fazenda onde cresceu, ajudando no conserto das máquinas usadas.
Também tinha aptidão na montagem e desmontagem de relógios. Aos 16 anos, saiu de casa para ser aprendiz de operador de máquinas.
Com passagens por algumas empresas, continuou atuando nessa área até que construiu o seu primeiro motor, movido a gasolina.
Já na casa dos 20 anos de idade, se tornou o principal engenheiro maquinista da cidade de Detroit, na empresa Edison Illuminating Company.
Com a promoção e o bônus salarial, passou a se dedicar aos projetos pessoais na área de motores que funcionavam a base de gasolina. No ano de 1896, criou o Quadriciclo, um automóvel.
Em 1903, dotado de espírito empreendedor, criou a Henry Ford Company. Mas ele não cumpriu o esperado por seus investidores, já que apostou na montagem de carros esportivos, e foi desligado da empresa.
Ford Motor Company
A empresa foi renomeada e, tempos depois, com a ajuda de investidores, Henry criou seu novo grupo: a Ford Motor Company.
Desde o início, o veículo produzido pela Ford Motor bateu o recorde de velocidade terrestre daquela época.
A Ford tornou-se conhecida nos Estados Unidos graças ao piloto de corrida Barney Oldfield, que dirigia o modelo 999.
A Ford Motors foi também uma das primeiras patrocinadoras da atual 500 Milhas de Indianópolis.
Outra revolução da empresa foi o pagamento de melhores salários aos funcionários, o que fez com que o quadro de funcionários se tornasse menos rotativo.
Henry Ford chamava isso de “salário motivação” o que mantinha as melhores mentes da região na empresa.
Henry Ford e o sistema de produção em massa
Após construir uma grande empresa, colocou em prática um modelo de montagem que ficou conhecido como fordismo.
O fordismo consiste na criação de uma linha de produção, onde cada funcionário ficaria encarregado de uma ação específica durante a confecção do produto.
Com esse processo, o tempo para aprodução de um novo automóvel diminuía drasticamente. No galpão entravam peças e saiam automóveis prontos para rodar. Cada carro podia ser concluído em menos de duas horas.
Os benefícios econômicos eram notáveis, uma vez que os lucros cresciam por conta da aumenta de produtos disponíveis no mercado, gerando produtividade no processo. Com isso, o processo foi implementado em diversos setores industriais.
Ford revolucionou os meios de produção na época, criando a padronização de produtos, uma vez que havia maior controle dos processos individuais.
Além disso, como cada funcionário especializava-se em uma atividade, era possível gerar mais eficiência na confecção dos bens. Com essa especialização, era possível traçar metas e estimular os funcionários a serem cada vez mais produtivos.
Frases de Henry Ford
As frases de Henry Ford são muito célebres, sendo reproduzidas até hoje. Entre elas, estão:
“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência.”
“Não encontro defeitos. Encontro soluções. Qualquer um sabe queixar-se.”
“Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele.”
“Questionar quem deve ser o patrão, é como discutir quem deve ser o saxofonista num quarteto: evidentemente, quem o sabe tocar.”
“Sei que metade da publicidade que faço é inútil. Mas não sei qual é a metade inútil.”
“Não é o empregador quem paga os salários, mas o cliente.”
“Não nos tornamos ricos graças ao que ganhamos, mas com o que não gastamos.”
“O passado serve para evidenciar as nossas falhas e dar-nos indicações para o progresso do futuro.”
“Um idealista é alguém que ajuda outro a ter lucro.”
“Não nos tornamos ricos graças ao que ganhamos, mas com o que não gastamos.”