Biografia de Gabe Newell
Quem é Gabe Newell
Gabe Newell é cofundador e diretor de projetos da Valve Corporation, uma das maiores empresas da área de jogos digitais que existem. Também é responsável direto pela criação da plataforma Steam. Além disto, ele é visto como uma liderança do setor.
Não à toa, Gabe Newell é tratado como celebridade por fãs de jogo digital, sendo que ele é um dos responsáveis pela expansão que o cenário passou na última década.
Gabe Newell também está entre as pessoas mais ricas do mundo. Segundo a Forbes 2021, o executivo tem uma fortuna estimada em US$ 4,1 bilhões. Montante que o coloca na 705ª posição do ranking.
Antes de abrir seu próprio negócio, Gaben, como também é conhecido, ficou por mais de uma década na Microsoft. Em 1996, fundou a Valve Corporation, junto de um colega da empresa. Estima-se que o empresário tenha mais de 50% do grupo.
Sete anos depois, ele criou a Steam, braço do grupo que revolucionou o modo de comercializar jogos eletrônicos.
Trajetória de Gabe Newell
Gabe Logan Newell nasceu no dia 3 de novembro de 1962, em Seattle, nos Estados Unidos. Após terminar o colegial, Gaben ingressou na Universidade Harvard. Contudo, não concluiu sua graduação.
Assim como o fundador da Mircrosoft, Bill Gates, ele deixou a faculdade para investir no mercado digital, uma trajetória compartilhada por outros fundadores de gigantes de tecnologia nos anos 80.
Na época, o jovem se juntou a Microsoft, empresa que trabalhou durante 13 anos. Durante o período, foi figura importante na criação e produção dos primeiros grandes lançamentos da companhia.
Segundo o próprio Gaben, foi em seu período na empresa que aprendeu realmente a programar pois, na faculdade, ele não havia conseguido tal conhecimento.
Contudo, sua grande paixão eram os jogos digitais. Cenário que cresceu consideravelmente no início dos anos 90, principalmente após o lançamento de Doom.
Em 1996, Newell deixou a Microsoft. Na época, ele e seu colega de empresa, Mike Harrington, abriram o estúdio de games Valve Corporation. Na época os dois utilizaram parte do dinheiro que haviam acumulado nos anos de Microsoft para dar início no negócio.
Naquele mesmo ano, Gaben começou a se dedicar ao projeto Half-Life. Este foi o primeiro produto feito pela empresa e foi lançado em 1998. O grupo de desenvolvedores prezava pela qualidade do jogo, por isto a empresa levou dois anos para colocar seu nome no mercado.
A estratégia foi bem-sucedida e Half-Life se tornou uma das principias referências de jogos de estilo de tiro em primeira pessoa na década de 90.
O sucesso do game fez com que o grupo criado por Newell começasse a desenvolver a continuação da série, que foi lançada em 2004. Para muitos especialistas, Half-Life 2 é o melhor produto criado por Gaben. Tanto que, vários anos mais tarde, os fãs ainda aguardam a continuação da série.
Gabe Newell e a Steam
Em 2003, Newell lançou a Steam, projeto que revolucionou o mercado dos games. Considerado para alguns o iTunes dos jogos digitais, a ideia ere criar uma plataforma onde os jogos poderiam ser comprados de forma on-line.
Inicialmente, a empresa comercializava apenas jogos de produção da Valve. Contudo, o sucesso da plataforma fez com que o tempo a Steam começasse a ter jogos de outras desenvolvedoras em sua lista.
O retorno financeiro gerado pela plataforma fez com que ela se tornasse o principal braço da Valve. Não à toa, a produção de novos jogos do grupo se tornou cada vez menor, o que, em partes, tem feito sua popularidade cair.
Um dos grandes diferenciais da gestão de Newell é a relação que ele leva com seu público-alvo. Por ser um fã, a maior parte de seus produtos tem influência direta da comunidade de games, sendo que os dois jogos mais baixados da Steam, Counter-Strike e Dota 2, são versões modificadas do que foi produzido originalmente pela Valve.
Todos esses fatos fizeram com que Gabe Newell se tornasse uma das principais figuras de um cenário que ganha destaque global. Para entender os impactos causados pela globalização de uma forma geral, leia o artigo da Suno sobre o tema.