Biografia de Frederico Trajano
Quem é Frederico Trajano
Frederico Trajano é o CEO da varejista Magazine Luiza. O filho de Luiza Helena Trajano, ex-presidente da empresa, é um dos responsáveis por fazer o empreendimento se desenvolver no setor de vendas online, área que Frederico incentiva e trabalha desde 2000 e que já representa mais de 25% do faturamento da varejista.
Ainda assim, um dos dogmas de Frederico Trajano é que mesmo com o crescimento do seguimento, os valores da empresa não sejam tocados, ou seja, a ideia é que independendo da rentabilidade área, o calor humano existente nas lojas físicas se mantenha.
Porém, para que a empresa alcançasse este padrão de vendas virtuais, Frederico buscou implementar algumas filosofias. Além de ter um objetivo definido:
“O Magazine Luiza irá se tornar, sobretudo, uma empresa digital, mas com pontos físicos e calor humano”, costuma dizer.
Frederico Trajano tem formação em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e antes de assumir cargos altos na holding, adquiriu experiência como analista de investimentos do Deutsche Bank, durante quatro anos.
O empresário possui quase duas décadas de experiência na Magazine Luiza.
Durante seu período como diretor-executivo de operações, o empresário criou o MagazineVocê, plataforma que permite vendas via Facebook e o LuizaLabs, frente voltada para o desenvolvimento digital da empresa.
Fred, como é conhecido, foi preparado por Luiza Helena Trajano durante dois anos para assumir o cargo de CEO.
Não à toa, carrega visão e ações otimistas perante ao momento financeiro do país. Algo que a antiga mandatária tinha como característica desde o início da mais recente crise financeira brasileira.
O crescimento da empresa no setor de e-commerce em seu primeiro ano como CEO foi de 30%. O restante do mercado teve média de 5% no seguimento.
Biografia de Frederico Trajano
Frederico Trajano nasceu na cidade de São Paulo, em 1976.
Filho de Luiza Helena Trajano, ex-presidente da Magazine Luiza, e Erasmo Rodrigues, Fred desde criança já vivia o cotidiano da empresa inciada pela tia de sua mãe, Luiza Donato Trajano, em 1957.
A empresa começou na compra de uma pequena loja, A Cristaleira, em 1957, localizada na cidade de Franca, interior do estado de São Paulo.
Nome que seria trocado para Magazine Luiza alguns anos depois, fruto de um concurso de rádio.
Durantes os anos seguintes o negócio se expandiu pelo interior de São Paulo, algo possibilitado com o investimento de outros familiares no negócio.
Em 1974 é inaugurada a primeira grande loja de departamento, com 5000m².
Durante a década de 80, o negócio começou a investir na área de informática e automação. Primeira empresa do ramo a investir nesse setor em solo brasileiro.
Também nesse período é lançada a primeira loja fora do estado de São Paulo, localizada em Minas Gerais.
Porém, o período em que o empreendimento teve maior crescimento foi na década de 90. Dois pontos merecem destaque nesse processo: a fundação da Holding LTD e a nomeação de Luiza Helena como líder da empresa.
Por quase três décadas no comando da empresa, ela foi a grande responsável pelo crescimento e expansão do valor de mercado da holding.
Em 1999 é lançado a primeira loja virtual da Magazine Luiza. Colocando a marca como uma das principais referências de e-commerce nacional. Um ano depois, em 2000, Frederico Trajano entra na empresa com a responsabilidade de trabalhar na implementação com comércio eletrônico.
Após se formar em administração de empresas pela FGV e se especializar na Universidade de Stanford, além de ficar quatro anos atuando como analista de investimentos do Deutsche Bank, Fred assumiu a responsabilidade.
Em 2003 Frederico assumiu o setor de vendas e marketing da empresa;
No ano de 2010 começou a trabalhar como diretor na área de Operações, setor que engloba além da parte de vendas e marketing, a frente de Logística e TI. Nesse período é que acontece a criação do MagazineVocê e o LuizaLabs.
Em 2016 Fred assume o cargo de CEO da holding. Em seu primeiro ano no cargo ele faz com que o crescimento de vendas online da empresa supere em seis vezes a média do setor.
No ano de 2017 o empresário ganhou o prêmio de empreendedor do ano concedido pela EY Bra
Frederico Trajano considera o e-commerce não apenas uma saída da crise, mas uma frente que alia a capacidade da modernidade com o calor humano das quase 800 lojas físicas da empresa espalhadas pelo país. Filosofia que influencia diretamente no faturamento da Magazine Luiza.