Frederick Smith
ExecutivosQuem é Frederick Smith
Frederick Smith é o fundador e atual CEO da FedEx – empresa de correspondência e logística dos Estados Unidos. A FedEx, que costuma ter lucros bilionários em seu balanço, alcança cerca de 220 países com seus serviços.
Atualmente, a FedEx, de Frederick Smith, é a segunda maior empresa de transporte aéreo mundial – só perde para a Delta Airlines.
Os números da companhia, criada por Smith em 1971, impressionam: são mais de 700 aeronaves, presentes em cerca de 375 aeroportos pelo mundo e mais de 80 mil veículos motorizados.
Além disso, são entregues por dia, por meio da FedEx, aproximadamente 8,5 milhões de encomendas.
De acordo com a Forbes em 2017, Frederick Smith acumula um patrimônio estimado em US$ 5,4 bilhões.
Trajetória de Frederick Smith
Nascido no estado de Mississipi, Frederick Wallace Smith é filho de James Frederick Smith.
James foi o criador de uma cadeia de restaurantes chamada Toddle House e da companhia regional Smith Motor.
Quando pequeno, Fred Smith, como é chamado, teve problemas ósseos.
Formou-se em economia pela Universidade Yale. Aliás, foi durante um trabalho para uma disciplina do curso que ele esboçou o que mais tarde seria a base da FedEx.
Formou-se em 1966 e, em seguida, por três anos, serviu o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Foi dispensado com honra no posto de Capitão.
Em 1970, comprou o controle da Ark Aviation Sales – uma empresa de manutenção de aviões.
Com sua herança e dinheiro de capital de risco, fundou a Federal Express em 1971. Dois anos após ser fundada, a companhia de entrega de encomendas já atuava em 25 cidades dos Estados Unidos.
Para fazer o delivery, contava com 14 jatos próprios. A Federal Express, sediada em Memphis devido a localização estratégica e situação meteorológica da cidade, só apresentou lucro em 1975.
A entrega de produtos para fora dos Estados Unidos começou em 1981. Na época, foram levadas encomendas para América Latina e Caribe.
Um dos diferenciais era a entrega de produtos à noite e de madrugada.
Em 1984 e 1988 foram introduzidas entregas para Europa e Ásia, respectivamente.
Em 1985, a empresa crescia por volta de 40% ao ano.
O primeiro bilhão foi feito em 1993 – um ano antes de mudar o nome para FedEx. Com a chegada do nome FedEx, também vieram novos tipos de serviços ofertados.
Atualmente, a FedEx é a segunda maior empresa de transporte aéreo mundial.
Diariamente, são entregues cerca de 8,5 milhões de produtos em 220 países. São mais de 700 aeronaves, presentes em cerca de 375 aeroportos pelo mundo. E, no total, mais de 80 mil veículos motorizados.
Todos eles monitorados por GPS e softwares responsáveis por traçar a rota a ser percorrida, evitando perda de tempo e gasto de combustível desnecessário.
Fred Smith e a política
Fred Smith estudou com George W. Bush na Universidade Yale.
Ele foi convidado pelo então presidente dos Estados Unidos para assumir o cargo de secretário de defesa por duas vezes, nos dois mandatos de Bush.
Fred Smith negou o convite do amigo por motivos de saúde.
A Forbes dos Estados Unidos, em 2017, apontou que, ao longo da vida, Frederick Smith acumulou patrimônio de US$ 5,4 bilhões.
Fotos de Frederick Smith