Eufrásia Teixeira Leite
InvestidoresEufrásia Teixeira Leite é uma herdeira, investidora e filantropa brasileira conhecida mundialmente por ser a primeira investidora brasileira a investir na bolsa de valores.
Além disso, Eufrásia Teixeira Leite é destaque pelas ações ligadas à filantropia que realizou ao longo de sua vida.
Pelo contexto em que cresceu, Eufrásia se tornou uma figura histórica por ter conquistado a sua independência financeira em uma época em que isso não era comum, especialmente para as mulheres.
Além disso, ela se tornou exemplo para diversas pessoas e mulheres que atuam no mercado financeiro ou investem na bolsa de valores.
História de Eufrásia Teixeira Leite
Eufrásia Teixeira Leite nasceu em 1850, na cidade de Vassouras, interior do Rio de Janeiro.
Vinda de uma família rica, neta do barão de Itambé e do barão de Campo Belo, Teixeira Leite teve uma educação diferenciada para época.
Quando ainda era muito jovem, Eufrásia e sua irmã aprenderam a lidar com números e dinheiro, especialmente por incentivo do pai.
Ou seja, ambas foram preparadas para cuidar da fortuna da família ainda na juventude. No ano de 1872, Eufrásia ficou órfã.
Em seguida à perda, ela e a irmã se mudaram para Europa. Com parte da herança, Eufrásia começou a operar na bolsa de valores.
Assim como para outras mulheres da época, não era permitido realizar a compra e venda de ativos de forma direta, então a negociação era feita por intermédio.
Contudo, essa barreira não impediu com que ela ganhasse destaque, especialmente por seu perfil agressivo de investimentos.
Em dado momento, a investidora chegou a ter negociações ligadas a 17 países diferentes e em 9 moedas distintas.
Por ser uma das poucas mulheres que investiam na bolsa, o nome de Eufrásia teve relevância, não só naquela época mas até nos dias atuais.
Eufrásia Teixeira Leite e a bolsa de valores do Brasil
Mesmo obtendo sucesso em sua jornada de investimentos fora do país, Eufrásia é lembrada por sua atuação no mercado financeiro brasileiro.
Conhecida como a primeira mulher a investir na bolsa de valores do Brasil, Teixeira Leite foi destaque também por sua estratégia e perfil de investimento.
Tendo uma carteira de investimento diversificada que contemplava ações de diversos segmentos, Eufrásia conseguiu alto retorno ao longo das mais de cinco décadas.
Assim como fez no mercado internacional, ela priorizou títulos de grandes empresas. Destaque para Companhia Antarctica Brasil, que se tornaria posteriormente a Ambev.
Além disso, Eufrásia realizou uma série de investimentos no setor ferroviário, tendo papéis da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro e Cia. Paulista de Estradas de Ferro.
Enquanto no setor têxtil, ela investiu em ações da Tecelagem de Seda Ítalo-Brasileira e da Companhia América Fabril & Cia.
Eufrásia Teixeira Leite faleceu aos 80 anos. Como não teve filhos, toda sua fortuna foi doada para instituições.
Além disso, sua residência em Vassouras se tornou o Museu da Casa da Hera, onde é contado sua história.
A trajetória de Eufrásia Teixeira Leite é uma das mais marcantes da história da bolsa de valores nacional e serve de exemplo para muitas mulheres e profissionais da área, com destaque especial para sua capacidade de gerar renda no mercado.
Fotos de Eufrásia Teixeira Leite