Eduardo Pontes
EmpreendedoresQuem é Eduardo Pontes
Eduardo Pontes é cofundador e vice-presidente da Stone, uma startup que atua no ramo de máquinas de pagamento via cartão. O executivo é conhecido por ser o personagem que trabalha, principalmente, na parte voltada para inovações tecnológicas da empresa. Seu nome ganhou destaque no mercado quando a Stone, em outubro de 2018, realizou seu IPO na Nasdaq. Na ocasião, nomes como o do megainvestidor Warren Buffett e do empresário Jack Ma se tornaram acionistas do negócio.
Eduardo Pontes está no ramo empresarial desde o início dos anos 2000, sendo que com 20 anos Eduardo já havia criado seu primeiro negócio.
Segundo a revista da Forbes 2021, Pontes tem um patrimônio de 2,4 bilhões de dólares.
Eduardo Pontes tem formação em ciências da computação, posteriormente ele se especializou em áreas voltadas para administração e marketing. Aos 20 anos de idade ele criou a Language Edge.
No início dos anos 2000, Pontes conheceu André Street, seu maior parceiro em sua carreira profissional.
Juntos, eles participaram da criação da E-financial e da Braspag na primeira década dos anos 2000 – todas empresas eram voltadas para o ramo digital.
Em 2011, Eduardo entrou para o mercado financeiro ao criar a ArpexCapital. Um ano depois, em 2012, os dois criaram a empresa de máquinas de cartão, Stone.
O crescimento do negócio se deu de forma acelerada e, em pouco tempo, eles conseguiram trazer alguns dos grandes fundos de investimento do Brasil para seu corpo acionário – entre eles o 3G Capital, fundo do trio Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira.
Em 2018, foram listadas as ações da Stone na Nasdaq, algo que deixou o nome dos fundadores ainda mais em evidência.
Pontes é conhecido por sua personalidade reclusa e seu estilo tímido.
História de Eduardo Pontes
A história de Eduardo Pontes começa na cidade do Rio de Janeiro, local onde nasceu em 1980.
Após terminar o segundo grau, Eduardo ingressou no curso de ciências da computação da PUC-RJ.
Pontes se formou em 2000 e, nos dois anos seguintes, ele dividiu seu tempo entre os negócios e sua especialização.
No campo dos estudos, ele concluiu um MBA na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e um curso de marketing na escola de Berkeley, na Universidade da Califórnia.
Já em relação aos negócios, em 2000 ele criou sua primeira empresa: Language Edge, um negócio voltado para atender jovens que pretendiam estudar nos Estados Unidos. Quatro anos depois ele vendeu o empreendimento.
Pontes teve participação ativa como gerente de marketing da E-financial.
Também foi um dos fundadores da empresa de pagamentos Braspag, negócio em que ele atuou como COO. O grupo foi vendido em 2009, por 25 milhões de reais, mas ele continuou no grupo até 2011 (mesmo ano em que se tornou societário da ArpexCapital).
Eduardo Pontes e a Stone
Em 2012, Eduardo criou, junto de Street, a empresa de máquinas de pagamento via cartão Stone.
O empreendimento cresceu de forma rápida no mercado e atraiu investimentos de diversos nomes respeitados no segmento financeiro.
Em 2018, a dupla geriu a entrada do negócio na bolsa de valores dos Estados Unidos; processo de listagem que vem sendo repetido por algumas empresas de tecnologia do Brasil.
Em seu IPO, a Stone conseguiu atrair diversos investidores, além de arrecadar um valor superior a 1 bilhão de dólares, por menos de 20% de suas ações totais.
Tais ações transformaram Eduardo Pontes, vice-presidente da startup, e André Street, presidente, em empreendedores de evidência no país.