Eduardo Gouveia
ExecutivosQuem é Eduardo Gouveia
Eduardo Gouveia é um empresário brasileiro que foi CEO da Cielo até julho de 2018. A carreira de Eduardo é bastante atrelada a instituições financeiras, tendo como uma de suas funções análises técnica sobre quais os melhores investimentos a serem feitos.
Eduardo Gouveia exerceu funções importantes em grandes empresas brasileiras como Visanet, atual Cielo; e a Rede Bompreço, fundida recentemente com o Walmart.
Gouveia nasceu nos Estados Unidos no ano de 1964, época em que seu pai concluiu um Ph.D.
Ainda bebê, chegou a Recife, cidade em que cresceu. Eduardo Gouveia tem formação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco.
O início de sua carreira no Banorte fez com que tomasse gosto pela área comercial.
Após um ciclo de dez anos no banco, saiu para empreender e montou uma distribuidora exclusiva da Gessy Lever, voltada para o público de baixa renda.
Durante o tempo em que atuou no banco, concluiu uma pós-graduação em finanças pelo IBMEC.
Por cinco anos se ocupou com sua empresa, até receber um convite da rede Bompreço para assumir a diretoria do Hipercard.
A bandeira de cartão de crédito da rede teve trajetória diferente após Eduardo assumir a presidência.
Através de um reposicionamento da marca, passou a atingir as classes A e B da sociedade e ganhou reconhecimento a nível nacional.
Simultaneamente, Gouveia também dirigiu o Bomclube, clube de fidelidade da rede de supermercados -resultando, assim, numa maior intensidade de relacionamento entre empresa e clientes.
Em 2006, aceitou o convite para tornar-se o vice-presidente de marketing do Walmart, empresa que havia comprado a rede Bompreço.
Após um ano e meio em sua nova função, foi convidado a assumir a vice-presidência de vendas e marketing da Visanet Brasil.
Com experiência na área de cartões, fez com que a bandeira Visa passasse a ser aceita em diversos ramos de estabelecimentos comerciais.
Eduardo Gouveia e a Cielo
Eduardo viu a empresa passar de Visanet para Cielo e acompanhou todo o processo de dentro da empresa.
Se tornou presidente da Alelo Brasil, cargo que ocupou durante três anos e meio; até que em 2017, após renuncia do ex-presidente da Cielo, Romulo Dias, se tornou CEO da Cielo.
Ocupou o cargo até agosto de 2018, momento em que pediu renuncia por motivos familiares e pessoais – deixando a empresa em evidência e com grande crescimento da marca Cielo no mercado.
A empresa se tornou umas das principais do Brasil nos últimos anos, disputando mercado frente a frente com outros grandes da área financeira.
Ela é responsável por R$ 6,8 bilhões de transações no país, o equivalente a 14% do consumo das famílias brasileiras.
O volume financeiro capturado pelos canais Cielo representam, aproximadamente, 10% do PIB; além de contar com presença em mais de 5.500 municípios brasileiros, aproximadamente 99% de cobertura nacional.
E uma rede de mais de 1,7 milhão de clientes ativos e que permeiam os mais diversos setores da economia.
Gouveia é reconhecido pelo seu jeito diferenciado de administrar sua relação com os demais funcionários. Deixando, assim, o clima no ambiente de trabalho mais favorável àqueles que estão na empresa.
Após deixar o grupo Cielo, Gouveia se despediu com pesares, mas deixou em aberto o seu futuro.
O empresário é conhecido por ser muito apegado à família e ter viagens como um dos grandes prazeres da vida. É especulado que Eduardo tire um tempo sabático do setor empresarial, porém, a medida não é vista plo executivo como uma forma de se aposentar.
Fotos de Eduardo Gouveia