Biografia de Eduardo Glitz
Quem é Eduardo Glitz
Eduardo Glitz é um empreendedor brasileiro que ficou conhecido nos últimos anos por adquirir participação em fintechs que ganharam destaque no mercado nacional
Além de atuar nessa frente, Eduardo Glitz também é conhecido por ter sido sócio da XP Investimentos, maior corretora de valores independente do Brasil.
Formado na área de finanças, Eduardo ganhou destaque por ser um dos fundadores da XP Seguros.
Negócio em que esteve presente por quase uma década e que foi um dos responsáveis pelo crescimento do grupo.
Após deixar a XP, em 2015, Glitz se dedicou a conhecer novos modelos de negócios fora do país. Em seu retorno ao Brasil, seu investimentos começaram a ter foco em fintechs, sendo que desde então ele é parte do conselho de gestão de diversas.
O executivo também é um dos autores do livro Empreendedores, obra que escreveu em parceria com ex-colegas da XP Investimentos.
Trajetória de Eduardo Glitz
Eduardo Glitz nasceu no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
Após terminar o colegial, Eduardo ingressou no curso de administração e finanças da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no final dos anos 90.
Sua primeira experiência profissional aconteceu na Sonae, onde foi gestor comercial por pouco mais de um ano.
Em 2004, Glitz deixou a Sonae e assumiu posto de Gerente Downstream no Wal Mart Brasil, onde trabalhou por 2 anos.
No final de setembro Eduardo deixou o Walmart para trabalhar em um projeto pessoal. Naquele ano ele se tornou parte da XP Investimentos, empresa criada em 2001.
Inicialmente, Glitz era um dos nomes que faziam parte do Conselho Administrativo do grupo, e, a partir de 2009, o executivo também se tornou o diretor responsável pela área de varejo.
Além disto, Eduardo foi um dos principais responsáveis pela criação da área de seguros da empresa.
Junto de nomes como Pedro Englert e Marcelo Maisonnave, Glitz foi um dos nomes responsáveis por fazer a XP Investimentos se tornar a maior corretora de investimentos do país.
Em 2015, ele e alguns membros da equipe fundadora da XP deixaram o negócio. No processo, Eduardo decidiu, junto de Englert, ir para o Vale do Silício estudar novos modelos de empreendimento e gestão.
Após seu período na região, Glitz tomou a decisão de continuar viajando em busca de novas ideias e modelos, na ocasião ele viajou por 42 dos países ao redor do mundo.
Em sua volta ao Brasil, Eduardo retornou voltando seu foco para investimentos em fintechs.
Sendo que seu primeiro negócio foi a Warren, um aplicativo voltado para o investidor. Desde então ele fez parcerias e se tornou membro do conselho das empresas: FitBank, Monkey Exchange, Projeto ID, Yuool e Bee Tech.
Eduardo ainda é um dos responsáveis pela StartSe, o maior ecossistema de startups do país, sendo que possui mais de um milhão de leitores. É na StartSe que Glitz costuma compartilhar suas ideias e pensamentos sobre empreendedorismo.
O empreendedorismo e Eduardo Glitz
Após seu período conhecendo novos modelos de gestão e culturas, Eduardo se tornou um crítico de como é realizado o empreendedorismo no Brasil.
Segundo o empresário, a ideia de gestão que os empresários utilizam aqui é antiga e depende de muitos fatores externos, o que aumento o risco existente em um negócio.
A técnica de gestão que Glitz acredita, defende a existência de quatro pilares. São eles: parcerias, participação nos resultados, meritocracia e alinhamento de objetivos.
Tais pontos fazem com que Eduardo Glitz tenha alcançado certa popularidade no meio, principalmente por seu modelo ativo. Para saber sobre liderança, leia o artigo da Suno sobre o tema.