Biografia de Edivan Costa
Quem é Edivan Costa
Edivan Costa é o fundador do Sedi, a maior empresa que presta serviços na área regulatória de licenças do Brasil. Edivan começou o negócio graças a sua análise técnica de como o meio era pouco profissionalizado no país.
Edivan Costa ainda é conhecido por sua carreira. Sendo que começou sua trajetória na adolescência como office-boy, até se tornar uma das principais referências de seu setor.
Antes de fundar o Serviços Especializados em Despachos Imobiliários (Sedi), Costa realizou algumas funções.
Sendo que durante a juventude quase se tornou jogador de futebol.
A biografia de Edivan mudou profundamente após o adoecimento do seu pai, o que fez com que ele voltasse sua carreira para uma pequena imobiliária de Belo Horizonte.
Desde aquele período, o empresário se destacou por suas capacidades profissionais, seu esforço e profissionalismo.
No final da década de 90, Costa lançou o Sedi – negócio que se tornou referência no mercado nacional.
Sendo que em mais de 20 anos, o grupo atendeu mais de 5 mil empresas e contribuiu com as finanças corporativas de diversos negócios.
Trajetória de Edivan Costa
Edivan Costa nasceu no ano de 1972, na Vila Humaitá, bairro da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, Brasil.
Costa teve uma infância ‘difícil’, segundo o próprio. Todavia, o apoio e carinho de seus pais foram fundamentais para o seu crescimento.
Ainda jovem, Edivan ajudou seu pai na construção da casa da família.
Com 12 anos de idade, deu os primeiros passos no Centro Selesiano do Menor, na carreira de office-boy.
Foi neste período que o jovem se deparou com três fatores que o seguiram durante boa parte da sua vida profissional. Se relacionar com pessoas, andar em busca de novos negócios e entender os caminhos da burocracia.
Porém, sua carreira no negócio foi interrompida para que o jovem dedicasse seu tempo a carreira de jogador de futebol.
Em 1990, Edivan, com 18 anos, chegou a assinar contrato com o time de juniores do Palmeiras. Todavia, seu pai sofreu um AVC no período, o que fez com que ele desistisse de seguir para São Paulo e continuar sua trajetória no esporte.
Após concluir o ensino médio, em 1991, Costa voltou a prestar serviços como office-boy em uma pequena imobiliária. Algum tempo depois, ele foi promovido para a função de coordenador de tesouraria.
Sua capacidade e dedicação fizeram com que um dos sócios da empresa o convidasse para se tornar despachante imobiliário autônomo de um escritório de advocacia.
Edivan aceitou o desafio e, em 1996, se formou o Sedi. Contudo, o início do negócio foi difícil.
Edivan Costa e o Sedi
A falta de clientes do Sedi, em seu início, fez com que Costa passasse por complicações.
“Foi o período mais difícil. Lembro de ajoelhar no chão, chorar e rezar para conseguir um cliente”, contou o empresário em entrevista ao Pequenas Empresas, Grandes Negócios.
Contudo, a história do negócio mudou quando Edivan aceitou o trabalho de conseguir o alvará de uma rede de supermercados que não possuia licença em 32 de suas 64 lojas.
No período, Costa chamou a atenção por sua dedicação e profissionalismo, sendo que trabalhou durante um mês das 7h até às 20h.
Ao final do período, todas as lojas da rede estavam regulamentadas. O que fez com que o Edivan se tornasse o representante do grupo para assuntos desse tipo.
Foi neste período que Costa percebeu uma carência no setor de regularização comercial e imobiliária.
Investindo no campo, a Sedi cresceu por todo o país – tornando-se a maior referência da área no Brasil.
Além disso, ele aumentou o seu portfólio de atuação, somando a prestação de 10 tipos diferentes de serviços. E também se envolveu na abertura de mais de 10 mil novos estabelecimentos.
Edivan Costa se tornou uma das principais lideranças no setor, além de ter sua história de superação e suas capacidades como exemplo para o meio.