Biografia de Dório Ferman
Quem é Dório Ferman
Dório Ferman é um dos sócios fundadores do Banco Opportunity, uma das primeiras instituições financeiras nacional a atuar na gestão de private equity. Além disto, Dório é conhecido por ser um dos grandes nomes do mercado financeiro.
Atuando desde a década de 70 na área, Dório Ferman é conhecido por ter participado de outros projetos financeiro em um período no qual investir em bolsa de valores não era comum no Brasil.
Formado em engenharia, Dório Ferman tem a maior parte de sua trajetória voltada ao setor de finanças do país.
Sendo responsáveis por ser uma das lideranças de um dos projetos pioneiros do mercado de finanças, o Banco Opportunity.
Trajetória de Dório Ferman
Dório Ferman nasceu em 1947, no estado de Pernambuco, Brasil. Após terminar o colegial, Dório começou a cursar engenharia, área na qual chegou a se graduar. Contudo, seu interesse por finanças sempre esteve presente.
Tanto que durante a década de 70, Ferman ingressou na Faculdade Getúlio Vargas (FGV) para estudar sobre o mercado financeiro. Alguns anos depois, durante a década de 80, Dório fundou a Ferman DTVM.
Além da DTVM, o executivo teve uma distribuidora de valores de pequeno porte conhecido como Lógica, que, em 1986, teria influência na criação do Lógica II, fundo de investimento que ele começou com US$ 10 mil.
Foi nesse contexto que Dório conheceu Daniel Dantas. Na época, o executivo também fazia FGV. O que aproximou os dois foi o interesse em comum pelo mercado de ações.
Na época, ambos se juntavam para discutir e analisar tudo que envolvia o setor, fazendo daquilo uma espécie de diversão.
Em entrevista concedida à Revista Piauí, em 2007, Ferman afirmou que: “E tem coisa mais divertida do que ler balanço?” . Tal interesse fez com que ambos se tornassem sócios na criação do Opportunity, em 1994.
O negócio foi uma das primeiras empresas independente de gestão de recurso do Brasil. Aproveitando do aumento de privatizações do período, a empresa conseguiu se posicionar no campo.
Além disto, outro fator que contribuiu para o crescimento da empresa foi o fato de entrarem em uma área onde poucos grupos atuavam no Brasil. Não à toa, o Opportunity foi pioneiro nas frentes de private equity no país.
Durante mais de uma década, a instituição financeira cresceu e ganhou destaque em solo nacional.
Contudo, em 2008, a Operação Satiagraha apontou irregularidades cometidas pelo alto escalão da empresa, sendo que Dantas chegou a ser detido. Mais tarde, a operação foi anulada pelos tribunais superiores e Ferman foi absolvido.
O processo arranhou diretamente a imagem de Dantas, sendo que Dório não foi atingido de forma tão intensa. Ainda assim, o grupo seguiu gerindo cerca de R$ 25 bilhões.
Destaques de Dório Ferman
Durante seu tempo na Opportunity, Ferman ofereceu rentabilidades altíssimas aos investidores que investiram nos fundos que geria.
Destaque, principalmente, para seu trabalho na Lógica II que foi um dos fundos com uma das melhores rentabilidades do mercado.
Não à toa, Dório Ferman é posto entre as pessoas de respeito no mercado de renda variável do Brasil.