Biografia de Domenico Dolce
Quem é Domenico Dolce?
Domenico Dolce é um estilista italiano fundador da Dolce & Gabbana, uma das maiores grifes de luxo do mundo, junto com Stefano Gabanna. Ele também é conhecido por ser um dos maiores estilistas do mundo, com uma fama internacional no segmento que atua.
Ao longo dos anos, Domenico Dolce construiu sua carreira promissora, tornando-se então um dos designers de moda mais influentes do mundo. Em relação ao negócio que criou, o Dolce & Gabbana é uma famosa marca do segmento de artigos de luxo, e que tem milhares de lojas espalhadas pelo mundo.
Além da fama e sucesso, Domenico Dolce construiu um patrimônio pessoal bilionário, que veio justamente com os excelentes resultados em seus investimentos e de seu parceiro de negócios Stefano Gabanna. Ele é praticamente um ícone da indústria da moda e recebeu até então diversas premiações e reconhecimentos.
A trajetória de Domenico Dolce
Domenico Dolce nasceu em 13 de agosto de 1958, em Polizzi Generosa, Sicília, Itália. Sua mãe trabalhava na comercialização de tecidos, assim como em sua confecção. Já seu pai exercia a função de alfaiate. O trabalho dos pais acabou tendo uma grande influência para que Dolce seguisse no caminho da moda posteriormente.
Depois de se mudar para Milão, ele estudou em uma escola de design de moda, conhecida como Istituto Marangoni. No entanto, ele acabou não terminando a sua formação na instituição, uma vez que acreditava que já tinha o conhecimento suficiente para poder trabalhar com aquilo.
Domenico Dolce tinha o desejo de já começar a trabalhar na indústria da moda, com o principal intuito de que pudesse trabalhar na Armani algum dia. O sonho de Dolce acabou o motivando para que ele saísse de seu curso antes do final, mas o sucesso acabou chegando de qualquer forma alguns anos depois.
A fundação do Dolce & Gabbana
Domenico Dolce e Stefano Gabbana se conheceram em 1980. Na ocasião, o intermediário desse encontro foi o designer e estilista Giorgio Correggiari. Domenico e Stefano acabaram criando um grande vínculo ao longo do tempo, se tornando, inclusive, um casal aberto durante um bom período.
Domenico Dolce decidiu deixar Correggiari, onde ele trabalhava na época, para atuar no segmento da moda por conta própria. Cerca de 2 anos após esse episódio, criou-se o Dolce & Gabbana SpA (D&G). Em 1986, fizeram sua estreia na passarela da Milan Fashion Week.
Cerca de um ano depois, a empresa lançou a primeira coleção e em seguida, inauguraram a primeira loja da D&G, no ano de 1987. Uma parceria entre a D&G e Saverio, que era o pai de Domenico Dolce, foi feita no ano de 1988. Tempos depois, com o crescimento da empresa D&G, a companhia foi responsável pela realização de desfiles em New York e Tóquio.
Além de expandir suas coleções ao longo do tempo, com diversas linhas de produção novas, a D&G também incluiu em seu portfólio moda praia e lingerie. Ela ainda teve seu showroom na Broadway, Manhattan, em 1990. Mas o avanço da empresa não parou por aí. Em 1992, a companhia lançou o Dolce & Gabbana Parfum, sua primeira fragrância.
Em 1993, a cantora mundialmente conhecida Madonna usou roupas da D&G em sua turnê mundial de shows. Esse foi o estopim para que a empresa de Domenico Dolce tivesse um reconhecimento mundial que alavancaram os negócios da empresa, o que atriu a atenção de outras celebridades, como Angelina Jolie e Monica Bellucci para o design de Dolce.
Fortuna e reconhecimento de Domenico Dolce
Em sua vida pessoal, Domenico Dolce e Stefano Gabbana foram mais que parceiros de negócios, já que tiveram um relacionamento. Essa relação acabou terminando no ano de 2003, embora eles deram continuidade aos negócios que realizaram juntos.
Nesse mesmo ano, a empresa vendeu mais produtos que a Armani, por exemplo, que anos atrás era o desejo de trabalho de Domenico Dolce. Em 1991, Gabbana e Dolce receberam o Prêmio Internacional Woolmark. Além disso, receberam o prêmio de Melhor Fragrância do Ano, em 1993.
Com diversos outros reconhecimentos e negócios bem sucedidos, Domenico Dolce construiu uma fortuna bilionária, entrando no seleto grupo dos 10 dígitos. Segundo a Forbes, o patrimônio de Dolce é de cerca de US$ 1,6 bilhão, sendo assim um dos homens mais ricos do mundo.
O que achou da trajetória de vida de Domenico Dolce? Deixe nos comentários a parte que mais chamou a sua atenção.