Biografia de Denise Santos
Quem é Denise Santos
Denise Santos é uma engenheira que virou CEO do hospital Beneficência Portuguesa na cidade de São Paulo.
Denise Santos foi eleita CEO da instituição médica, que estava em situação financeira negativa, em 2013.
Se tornou a primeira pessoa sem ligação com a família de Ermírio de Moraes a alcançar o cargo na BP – como também é conhecida a Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Antes de ingressar na BP, foi a principal executiva do São Luiz entre 2009 e 2011. Depois, esteve no grupo de mídia RBS, onde liderou o processo de venda do Canal Rural para o frigorífico JBS, e também compôs o time da empresa de call center Teleperformance.
É atribuída a Denise Soares o fato de Beneficência Portuguesa ter saído do vermelho. Agora no azul, o plano de Soares é investir R$ 750 milhões nos próximos sete anos.
Trajetória de Denise Santos
Denise Soares dos Santos é formada em engenharia elétrica e eletrônica pela Faculdade de Engenharia Industrial. Concluiu o curso em 1990.
É pós-graduada em administração de negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem MBA em administração pela Toronto University, no Canadá.
Complementa o currículo acadêmico de Denise uma pós em administração de negócios na Babson College, nos Estados Unidos, e um especialização em negócios pela FGV.
Denise atuou por 18 anos na Siemens até que em 2008 mudou de ramo: foi comandar os Hospitais São Luiz.
O processo que levou a venda do São Luiz para o Rede D’Or, contou com a participação de Soares.
Em 2013, foi convidada a reestruturar a Beneficência Portuguesa de São Paulo. Tida como uma das instituições de saúde mais tradicional do estado, a BP completou 159 em 2018.
Dois anos depois de Denise como CEO, o grupo de saúde voltou a operar no azul.
Além das contas, Denise promoveu o reposicionamento de mercado da instituição, projetando a marca BP como um polo de saúde.
Está também colocando em prática um plano de expansão que prevê investimentos de R$ 750 milhões nos próximos anos.
Em 2018, Denise Soares foi eleita pela jornal Valor Econômica a Executiva de Valor na categoria saúde.
Ao receber o prêmio, destacou: “Essa é uma noite muito especial não apenas para mim, mas para todo o time da BP. É o reconhecimento daquilo que fazemos com enorme dedicação, que é cuidar de vidas, acreditando genuinamente que faz bem fazer o bem.”
Em entrevista ao UOL, a executiva defendeu a coparticipação do cidadão nos custos do plano de saúde, como forma de evitar o desperdício.
“Eu, pessoalmente, sou favorável. A gente vê acontecer: a pessoa faz um exame, mas repete. Não é ela que paga mesmo. A coparticipação evita um pouco do mau uso e dá um pouco mais da consciência de como usar o sistema. É quase obrigatório.”, afirmou.
Além do investimento na BP, os planos de Denise Santos para 2018 incluem levar a expertise do hospital em cirurgias cardíacas para a rede pública de saúde.