Danilo Costa
EmpreendedoresQuem é Danilo Costa?
Danilo Costa é o fundador da Educbank, a primeira instituição na América Latina fundada para apoiar financeiramente o setor da educação básica.
Além disso, Danilo Costa carrega uma bagagem profissional ampla, atuando em empresas de renome. A lista inclui BTG Pactual, Itaú BBA e a gestora RBR Asset Management.
Formação de Danilo Costa
Danilo Costa é formado em direito pela Fundação Getulio Vargas (FGV), foi estagiário de M&A na Machado Meyer Advogados.
Assim, assessorou empresas nacionais e internacionais, instituições financeiras e entidades governamentais. Danilo Costa atuou na empresa de janeiro até julho de 2011.
Danilo Costa no BTG Pactual
Após sua saída da Machado Meyer Advogados, Danilo Costa deu início a um novo estágio. Dessa vez foi no BTG Pactual, considerado o maior banco de investimentos da América Latina, atuando nas vendas de Equity Research.
No BTG, Danilo Costa realiza pesquisas informativas sobre os cenários em que atuava para elaborar relatórios de pesquisa com decisões de investimento. Com isso, mostrava aos clientes o que era razoável no momento.
Danilo Costa no Itaú BBA
Sua experiência no BTG o levou ao primeiro emprego no Itaú BBA, empresa com o objetivo de conectar investidores a clientes corporativos. Além disso, buscava alocar ativos de renda fixa e variável para grandes compradores.
Na empresa, onde ficou por mais de 1 ano, Danilo Costa atuou em transações de M&A e gestão de conteúdo empresarial. Assim, realizou o diagnóstico estratégico, montando a tese de investimento, o valuation, o teaser, a auditoria e por fim o contrato de compra e venda.
Private Equity & Real Estate (VP)
Em 2013 se lançou a um novo desafio, desta vez na RBR Asset Management, gestora de recursos independente. Ele adotava 100% de sua estratégia focada no mercado imobiliário e infraestrutura.
Durante seus dois anos na RBR, Danilo trabalhou em gestão de ativos, investindo em imóveis para investidores institucionais. Também administrou caixa, entregando resultados, assumindo riscos e entendendo a lógica do capital empreendedor.
Vereda Educação
Neto de professores e filho de jornalistas, Danilo Costa sempre almejava trabalhar na área. Até que, o bacharel em Direito pela Fundação Getulio Vargas (FGV) largou o emprego anterior e sua carreira jurídica.
Aos 27 anos, fundou a Vereda Educação, empresa encarregada de construir uma rede de escolas privadas de tempo integral a preços acessíveis. Ele visava quebrar as barreiras para estruturar uma educação de qualidade no Brasil.
Ressalte-se que o Vereda Educação visa desenvolver as inteligências múltiplas nos alunos do ensino fundamental ao médio, tais como: arte, lógica, matemática, sociedade, etc.
Além disso, aderir às disciplinas tradicionais, para que se tornem cidadãos críticos e protagonistas das mudanças necessárias na sociedade.
Em janeiro de 2020, após vender a companhia, Danilo lançou-se a um novo desafio e criou o Educbank
Educbank
Em 2020, o Educbank, a primeira instituição na América Latina fundada para apoiar financeiramente o setor da educação básica. Com isso, sem preocupações financeiras pairando sobre suas cabeças, as escolas têm mais tempo para focar no que importa: oferecer educação de qualidade.
Sendo assim, a Fintech ajuda escolas particulares com pagamentos de mensalidades em dia, aliviando a inadimplência dessas instituições. Por sua vez, isso permite que as escolas se concentrem nos estudos sem estresse financeiro.
Todos os anos, a plataforma da fintech avalia o desempenho acadêmico das escolas, que, por sua vez, conseguem se destacar. Vale ressaltar que atualmente o Educbank apoia mais de 300 instituições de ensino privado no Brasil, que reúnem mais de 100.000 alunos. No entanto, a Fintech não quer parar por aí.
O Educbank tem como objetivo apoiar mais 1.000 unidades nos próximos 12 meses. Esse apoio viria com financiamento, ferramentas de gestão, capital de giro e um pipeline de desenvolvimento, garantindo que o potencial de cada unidade selecionada seja maximizado.
Como resultado, em 2021, o Educbank foi eleito, pela London School of Economics and Political Science (LSE), como uma das companhias mais inovadoras do mundo. Além disso, Danilo foi anunciado, em 2022, como um dos ganhadores do prêmio “Inovadores” com menos de 35 anos na América Latina, do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Foi possível conhecer melhor a trajetória de vida e a carreira de Danilo Costa? Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões.