Daniel Goldberg
InvestidoresQuem é Daniel Goldberg
Daniel Goldberg é gestor e sócio da Farallon Latin America, frente da gestora norte-americana que atua no mercado da América Latina e que tem operações que superam a marca de R$2 bilhões investidos na região.
Além disso, Daniel Goldberg é conhecido por ser um dos fundadores da FKG Capital, um fundo de hedge que foi comprado pela Farallon em 2013.
Formado em direito, Daniel foi por 4 anos Secretário de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça. Contudo, após deixar o cargo voltou sua carreira para o setor financeiro.
O empresário é conhecido por seu período como presidente do Morgan Stanley no Brasil e na fundação e gestão da FKG.
Desde 2013, Goldberg é sócio da Farallon Latin America.
Também tem participação no conselho da startup Cargo X e do conselho fiscal da Fundação Lemann.
Trajetória de Daniel Goldberg
Daniel Goldberg é formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP), graduação que realizou entre os anos de 1994 e 1998.
Ainda no campo acadêmico, Daniel possui uma extensão na área pela Harvard Law School, entre 2000 e 2001, e um doutorado em filosofia e direito econômico pela USP, realizado entre os anos de 2003 e 2005.
Sua trajetória profissional ganhou destaque em 2003, quando Goldberg se tornou Secretário de Direito Econômico no Ministério da Justiça, posição que ocupou por cerca de 4 anos.
Em fevereiro de 2007, Daniel assumiu o posto de chefe de investimentos do Morgan Stanley no Brasil, sendo uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo. Ainda em sua trajetória na multinacional, Goldberg foi presidente da instituição no país.
Em 2011, o executivo deixou o banco para criar a FKG Capital, empresa especializada em gerir fundos de hedge. No processo, a Fallaron Capital também entrou no negócio, comprando 25% da FKJ.
Dois anos mais tarde, a Fallaron comprou os outros 75%, se tornando dona da FKG Capital. No processo, Daniel se tornou sócio da Fallaron na América Latina.
Ainda no campo profissional, Goldberg se tornou membro dos conselhos da Ânima Educação, em 2015, da CargoX, em 2018, da RenovaBR, e da Concessionária Rota das Bandeiras, em 2019.
Daniel Goldberg e seu estilo de investimento
Mesmo formado em direito, Daniel é conhecido por sua atuação no setor financeiro. Faceta que ganhou destaque quando ele assumiu a presidência do Morgan Stanley no Brasil, no ano de 2007.
Desde que participou da fundação da FKG, em 2011, e, posteriormente como sócio da Farallon Latin America, o executivo se caracterizou como um investidor de risco, especialmente por buscar oportunidades em negócios onde poucos investem.
O mesmo gestor chama esse tipo de negociação de “investimento exótico”. O investidor tem negociações com empresas de mineração, mídia e energia.
Um de seus investimentos mais famosos foi nas dunas de Bodó, estado de Natal, no período de FKG. O executivo conseguiu ter bons resultados ao achar areias de tungstênio, um minério de valor, no local onde poucos arriscavam colocas dinheiro.
Tais ações contribuem para colocaram Daniel Dolberg como um gestor de destaque. Para entender como funciona um Fundo de Investimento, leia o artigo da Suno sobre o tema.
Fotos de Daniel Goldberg