Claudio Galeazzi Claudio Galeazzi

Claudio Galeazzi

Perfil de Claudio Galeazzi

Nome Completo Claudio Eugênio Stiller Galeazzi
Filhos 5
Conhecido Como Mãos de Tesoura
Estado Civil Casado
Redes Sociais Linkedin

Biografia de Claudio Galeazzi

Quem é Claudio Galeazzi

Claudio Galeazzi é conhecido por reestruturar empresas em crise. O executivo foi o responsável por conduzir empresas como Grupo Pão de Açúcar, BRF e Lojas Americanas durante momentos de tormenta.

Claudio Galeazzi, que é membro do conselho do BTG Pactual, é um dos fundadores da Galeazzi & Associados, que ajuda evolução das organizações por meio da entrega de resultados alinhando estratégia, pessoas e ações, de acordo com a descrição presente em seu site.

Claudio é autor do livro Sem cortes: Lições de liderança e gestão de um dos maiores especialistas do Brasil em salvar empresas (editora Portfolio Penguin), escrito em parceria com Joaquim Castanheira.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Trajetória de Claudio Galeazzi

Claudio Eugênio Stiller Galeazzi é conhecido por ajudar empresas em momentos de crise. O tino despertou quando ele se viu na mesma situação, no início da carreira.

Na época, o empresário havia fundado a Armaq e precisou pedir concordata. Em entrevista ao Infomoney, revelou que demorou para a aceitar a realidade da companhia.

Ainda de acordo com a matéria, quando aceitou a situação que se encontrava, pensou em suicídio mais de uma vez. Passado o período, Claudio Galeazzi tornou-se CEO e peça fundamental no sucesso de diversas empresas.

No bate-papo com a Época Negócio sobre reestruturação de empresas em crise, Galeazzi disse: “Numa crise, a empresa vive uma pressão muito grande. As empresas que se saem bem durante a crise o fazem porque já vinham implementando uma gestão consciente, uma preocupação permanente com custos, despesas e investimentos.

Toda empresa precisa repensar suas práticas constantemente, se transformar e se adaptar às novas situações. O problema é que, somente na crise, a grande maioria das empresas toma consciência daquilo que deveria ter sido feito antes. Aí, pode ser um pouco tarde. Acredito muito nisso e advogo essa causa: toda empresa, mesmo aquela que está indo bem, deve fazer uma autoavaliação constante, olhar para os custos. Esse negócio é que nem unha e cabelo, tem de aparar constantemente, senão fica um lixo.

É impressionante o quanto os executivos e empresários não conhecem realmente a própria empresa. Normalmente, olha-se muito para o negócio, para a coreografia do negócio – vendas, marketing, produção. E se esquece do lado árido”.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Atuação de Galleazi nas empresas por onde passou

Galeazzi foi diretor superintendente executivo das subsidiárias Brasileira e Argentina da empresa Drew Chemical Corp.

Ele atuou também como presidente da Cesbra (Cia Estanifera Brasileira) e John Sommers (ambas Joint Ventures entre a British Petroleum e a Brascan). Já na British Petroleum Mineração do Brasil, chegou ao cargo de vice-presidente.

Como CEO, Claudio Galeazzi participou dos times da Artex, Mococa, Vila Romana e Cecrisa.

Foi também presidente das Lojas Americanas, CBD – Grupo Pão de Açúcar e da BRF, empresa que deixou o comando em 2014.

Sobre sua atuação frente as empresas, que rendeu a ele o título de Mãos de Tesoura, como relata a revista Época Negócios. É enfático ao falar sobre empresários: “Eles se empolgam com um período de vendas intensas, saem contratando e não pensam que aquele momento não vai perdurar para sempre”.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Mesmo sem formação acadêmica, Galeazzi foi presidente do conselho nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) e diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). 

Além disso, fez parte do conselho do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e foi vice-presidente da Associação Nacional de Factoring (ANFAC).

Um fundadores da Galeazzi Associados, Claudio Galeazzi é membro do conselho de administração do BTG Pactual.

Como relatado, Claudio Galeazzi foi um dos executivos que fez parte da história das Lojas Americanas. A Suno fez um artigo explicando o faturamento dessa gigante do mercado no setor de varejo. Leia o artigo para entender um pouco mais sobre o faturamento das Lojas Americanas.

Ler mais

Compartilhe sua opinião