Biografia de Claudio Galeazzi
Quem é Claudio Galeazzi
Claudio Galeazzi é conhecido por reestruturar empresas em crise. O executivo foi o responsável por conduzir empresas como Grupo Pão de Açúcar, BRF e Lojas Americanas durante momentos de tormenta.
Claudio Galeazzi, que é membro do conselho do BTG Pactual, é um dos fundadores da Galeazzi & Associados, que ajuda evolução das organizações por meio da entrega de resultados alinhando estratégia, pessoas e ações, de acordo com a descrição presente em seu site.
Claudio é autor do livro Sem cortes: Lições de liderança e gestão de um dos maiores especialistas do Brasil em salvar empresas (editora Portfolio Penguin), escrito em parceria com Joaquim Castanheira.
Trajetória de Claudio Galeazzi
Claudio Eugênio Stiller Galeazzi é conhecido por ajudar empresas em momentos de crise. O tino despertou quando ele se viu na mesma situação, no início da carreira.
Na época, o empresário havia fundado a Armaq e precisou pedir concordata. Em entrevista ao Infomoney, revelou que demorou para a aceitar a realidade da companhia.
Ainda de acordo com a matéria, quando aceitou a situação que se encontrava, pensou em suicídio mais de uma vez. Passado o período, Claudio Galeazzi tornou-se CEO e peça fundamental no sucesso de diversas empresas.
No bate-papo com a Época Negócio sobre reestruturação de empresas em crise, Galeazzi disse: “Numa crise, a empresa vive uma pressão muito grande. As empresas que se saem bem durante a crise o fazem porque já vinham implementando uma gestão consciente, uma preocupação permanente com custos, despesas e investimentos.
Toda empresa precisa repensar suas práticas constantemente, se transformar e se adaptar às novas situações. O problema é que, somente na crise, a grande maioria das empresas toma consciência daquilo que deveria ter sido feito antes. Aí, pode ser um pouco tarde. Acredito muito nisso e advogo essa causa: toda empresa, mesmo aquela que está indo bem, deve fazer uma autoavaliação constante, olhar para os custos. Esse negócio é que nem unha e cabelo, tem de aparar constantemente, senão fica um lixo.
É impressionante o quanto os executivos e empresários não conhecem realmente a própria empresa. Normalmente, olha-se muito para o negócio, para a coreografia do negócio – vendas, marketing, produção. E se esquece do lado árido”.
Atuação de Galleazi nas empresas por onde passou
Galeazzi foi diretor superintendente executivo das subsidiárias Brasileira e Argentina da empresa Drew Chemical Corp.
Ele atuou também como presidente da Cesbra (Cia Estanifera Brasileira) e John Sommers (ambas Joint Ventures entre a British Petroleum e a Brascan). Já na British Petroleum Mineração do Brasil, chegou ao cargo de vice-presidente.
Como CEO, Claudio Galeazzi participou dos times da Artex, Mococa, Vila Romana e Cecrisa.
Foi também presidente das Lojas Americanas, CBD – Grupo Pão de Açúcar e da BRF, empresa que deixou o comando em 2014.
Sobre sua atuação frente as empresas, que rendeu a ele o título de Mãos de Tesoura, como relata a revista Época Negócios. É enfático ao falar sobre empresários: “Eles se empolgam com um período de vendas intensas, saem contratando e não pensam que aquele momento não vai perdurar para sempre”.
Mesmo sem formação acadêmica, Galeazzi foi presidente do conselho nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) e diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
Além disso, fez parte do conselho do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e foi vice-presidente da Associação Nacional de Factoring (ANFAC).
Um fundadores da Galeazzi Associados, Claudio Galeazzi é membro do conselho de administração do BTG Pactual.
Como relatado, Claudio Galeazzi foi um dos executivos que fez parte da história das Lojas Americanas. A Suno fez um artigo explicando o faturamento dessa gigante do mercado no setor de varejo. Leia o artigo para entender um pouco mais sobre o faturamento das Lojas Americanas.