Biografia de Chieko Aoki
Quem é Chieko Aoki
Chieko Aoki é CEO e fundadora da rede de hotéis Blue Tree Hotel, uma das maiores cadeias hoteleiras do Brasil. A empresária também trabalhou no grupo de hotéis Caeser Park Hotels e na organização americana mais antiga e tradicional no setor, a Westin Hotels & Resorts. Em 2013 Aoki foi nomeada pela revista Forbes como “a segunda mulher de negócios mais poderosa do Brasil”.
Um dos principais motivos para que Chieko Aoki tenha alcançado este prêmio é direcionado ao tamanho que a Blue Tree Hotel alcançou, possuindo margem líquida na casa das centenas de milhões.
Chieko nasceu na cidade de Fukuoka, no japão. Aos seis anos se mudou ao Brasil, país em que se naturalizaria mais tarde.
Aoki é formada em direito pela Universidade de São Paulo – USP, administração pela Universidade de Sofia, no Japão, e administração hoteleira pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos.
A executiva fez a maior parte de sua carreira fora do país, atuando no ramo de hotelaria nos EUA e em países da Europa e Ásia.
Muito pelo fato de ter se casado com John Aoki, dono Aoki Corporation.
Iniciando em 1982 como diretora de marketing e de vendas da Caeser Park Hotels. Aoki também foi presidente marca americana Westin Hotels & Resort.
Em 1992 a empresária voltou ao Brasil com o objetivo de iniciar seu próprio negócio no ramo, a Caesar Towers.
Após cinco anos, em 1997, Chieko Aoki lançou a Blue Tree Hotel.
Uma marca que nasceu com o objetivo de atuar no setor de qualidade e com estilo próprio de serviços, ainda assim cobrando com taxas acessíveis.
No ano de 2002 ela ficou na lista dos 44 principais empresários da América Latina segundo a revista de negócios Latin Trade.
Ainda em 2002 a revista Valor Econômico concedeu o prêmio Executivo de Valor a ela.
Com o sucesso de sua rede de hotéis, Chieko começou a ser conhecida nacionalmente como a Dama da Hotelaria.
Carreira de Chieko Aoki
Chieko Aoki nasceu em 16 de setembro de 1948, na cidade japonesa de Fukuoka.
Em 1954 mudou para cidade de São Paulo com seus pais.
Aoki fez sua primeira graduação em direito pela USP. A executiva também é formada em administração no japão e especializada em administração hoteleira nos EUA.
Porém, antes de entrar para faculdade ela teve sua primeira experiência profissional na Ford.
No início da década de 70 ela se casou com o empresário John Aoki. O marido foi fundamental em sua mudança ao ramo de hotelaria.
Algumas das subsidiárias da Aoki Corporation – empresa de John – eram: o Caesar Park e do Westin Hotels & Resorts.
Em ambas Chieko ocupou cargos de destaque. Aos 40 anos, em 1988, a executiva era responsável em administrar mais de 80 hotéis espalhados por 19 países.
No ano de 1992 a Dama da Hotelaria iniciou uma nova jornada ao abrir a Caesar Tower, negócio criado com o objetivo de oferecer hotéis de bom padrão, porém com preços moderados.
John morreu em 1997, após um AVC. A fatalidade fez com que o grupo Aoki fosse vendido para rede mexicana Posadas.
Chieko Aoki herdou parte do grupo. Com isso ela iniciou a companhia Blue Tree Hotel.
A escolha do nome se deve ao fato que Aoki, em japonês, significa “árvore azul”.
Em sua liderança o grupo que inicialmente era de 20 pessoas se tornou um dos maiores e mais lucrativos do setor no Brasil.
Com mais de 30 hotéis, espalhados por diversas cidades do país. O grupo emprega 2300 pessoas.
O mais recente investimento da companhia está sendo direcionado à expansão direcionado às cidades de médio porte.
Algo que se deve as projeções que apontam que o desenvolvimento do interior do Brasil tende a ser de mais de 10% de crescimento até 2020.
Com 20 anos no setor Chieko Aoki também é conhecida pela quantidade de prêmios que possui, mesmo trabalhando em um mercado competitivo. Não à toa é uma das executivas mais respeitadas nacionalmente.