Biografia de Carlos Woelz
Quem é Carlos Woelz
Carlos Woelz é sócio fundador e diretor da Kapitalo Investimentos, uma gestora independente que tem sua atuação voltada para fundos multimercados, sendo que prioriza relocar o capital de seus clientes em negócios de longo prazo.
Carlo Woelz também é conhecido por sua carreira no setor financeiro, estando na área há mais de 25 anos, com destaque para sua passagem pelo setor bancário.
Formado em administração de empresas, Carlos iniciou sua trajetória profissional no Banco BBM, onde atuou por mais de uma década.
Em 2009, Woelz deixou a instituição financeira para participar da criação da Kapitalo Investimentos, gestora que administras fundos como o KAPITALLO KAPPA D FIC FIM.
Trajetória de Carlos Woelz
Carlos Woelz é formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde estudou de 1991 até 1994.
Após concluir a graduação, Carlos iniciou sua carreira no Banco BBM, inicialmente como estagiário. Pouco tempo depois, ele se tornou gerente de contas do setor corporativo da instituição financeira.
Cerca de um ano depois de seus ingresso no BBM, em 1995, Woelz se tornou operador da mesa de investimentos de renda fixa do negócio.
Em 2003, Woelz novamente mudou de área na instituição financeira. Naquele ano ele se tornou responsável pelo desenvolvimento da tesouraria do banco.
Ao longo de seu período na função, Carlos teve foco especialmente na área internacional do setor, sendo diretamente ligado à ampliação de países em que o banco possuía investimentos.
Seguindo sua história no banco, em 2005, ele se tornou diretor estatutário do BBM. Três anos mais tarde, Woelz assumiu o cargo de diretor das áreas financeira e de tesouraria da empresa.
Posição que permaneceu até 2009, quando deixou o Banco BBM após quase 15 anos, para iniciar seu próprio negócio.
Carlos Woelz e a Kapitalo Investimentos
Em setembro de 2009, Carlos se juntou a João Carlos Távora Pinho para criar a gestora Kapitalo Investimentos com uma estratégia com foco na análise fundamentalista de longo prazo.
Outro destaque é a atuação da casa em relação aos seus clientes, sendo que uma política implementada de “skin in the game”. Nessa política, que também é realizada por outros fundos, os próprios sócios investem uma quantia relevante do patrimônio no mesmo fundo que distribuem aos clientes.
A Kapitalo também oferece a área Guardiã de Risco, em que os limites investidos são definidos por um comitê gestor.
Alguns dos fundos de destaque da Kapitalo são: Kapitalo Kappa FIN FIQ FIM e Kapitalo Alpha Global FIQ FIM.
Nos últimos anos, Carlos e a Gestora tem se caracterizado por buscar realizar investimentos com maior segurança, política adotada pela instabilidade no cenário econômico e político do país.
Modelo que se tornou mais frequente em 2020, devido ao surto de Covid-19.
Para evitar a volatilidade existente nesse contexto, Carlos Woelz e a Kapitalo buscam na diversificação de investimentos uma saída. Para entender como e porquê realizar a diversificação em seus investimentos, leio a artigo da Suno sobre o tema.