Carlos Takahashi
ExecutivosQuem é Carlos Takahashi
Carlos Takahashi é CEO da BlackRock Brasil Gestora de Investimentos, braço da maior gestora de ativos do mundo. Carlos ainda trabalha como diretor da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).
Além disso, Carlos Takahashi é conhecido por sua passagem no Banco do Brasil, onde trabalhou por mais de três décadas.
Com formação em administração de empresas, Takahashi passou toda sua carreira no setor financeiro.
Sendo que o principal destaque é sua atuação no Banco do Brasil (BBAS3), onde trabalhou como diretor nos segmentos de Varejo, Corporate Banking, Private Banking e Alta Renda.
Entre 2009 e 2015, o executivo também ocupou o posto de CEO da BB DTVM.
Após se aposentar do BB, Carlos passou por Conselhos de Administração e cargos de gerência de outras empresas da área financeira, sendo que desde 2019, ele ocupa a presidência da BlackRock no Brasil.
Trajetória de Carlos Takahashi
Carlos Massaru Takahashi nasceu em 1961, na cidade de São Paulo, no Brasil.
Após terminar o colegial, ele ingressou no curso de administração de empresas da Universidade São Marcos.
Ainda no campo acadêmico, o empresário possui pós-graduação em marketing e serviços pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e um MBA pela Universidade de São Paulo (USP).
Carlos começou sua carreira profissional no Banco do Brasil no final dos anos 70. E foi na instituição financeira onde ele dedicou a maior parte de seu tempo.
Em sua trajetória no BB, ele ocupou diversas posições de relevância.
Em 2003, assumiu o posto de coordenador na empresa, posição que permaneceu entre os anos de 2003 e 2005.
Em janeiro de 2006, Takahashi foi promovido para gerente executivo do grupo, período onde seu foco foi voltado para coordenação de Private Banking da empresa.
No final de 2009, Carlos assumiu a função de CEO do BB Gestão de Recursos DTVM, maior gestora de ativos da América Latina.
O empresário foi Presidente-Executivo do BB DTVM até 2015, quando se aposentou, após 36 anos atuando no Banco do Brasil.
Após deixar o BB, Takahashi assumiu a posição de CEO na Brain Brasil Investimentos & Negócios. Função que ocupou entre os anos de 2016 e 2018.
Em paralelo, ele também atuou como sócio-gerente da Monte Equity Partners. Cargo que ficou entre 2016 e 2019.
Takahashi ainda fez parte do Conselho de Administração das: TAESA (TAEE11), Neonergia (NEOE3), Banco Votorantim e Hapvida (HAPV3).
Também foi diretor da ANBIMA, sendo que foi vice-presidente da Associação entre os anos de 2011 e 2015.
O executivo ainda ocupou posições na Sustentabilidade, Distribuição e Fundos de Investimento em Participações (FIP) e Rede de Telecomunicações com o Mercado (RTM).
Carlos Takahashi e a BlackRock
Em março de 2019, Takahashi foi contratado pela BlackRock Brasil, onde assumiu o posto de Presidente-Executivo e membro do Comitê Executivo Regional da gestora.
Contudo desde 2016, Carlos já ocupava a posição de consultor sênior na empresa.
A escolha de Carlos para a função faz parte do projeto da gestora de aumentar sua atuação dentro do Brasil.
Entre os objetivos de sua gestão, fazer a BlackRock Brasil se tornar a maior filial da América Latina da multinacional é o grande foco.
Com mais de quatro décadas no setor financeiro, Carlos Takahashi busca esse objetivo. Para entender mais sobre o funcionamento do mercado financeiro, leia o artigo da Suno sobre o tema.
Fotos de Carlos Takahashi