Carlos Eduardo Brandt Carlos Eduardo Brandt

Carlos Eduardo Brandt

Perfil de Carlos Eduardo Brandt

Nome Completo Carlos Eduardo de Andrade Brandt Silva
Local de Nascimento Brasil
Nacionalidade Brasileiro
Formação Engenharia e direito
Ocupação Chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil
Conhecido Como Carlos Eduardo Brandt

Biografia de Carlos Eduardo Brandt

Quem é Carlos Eduardo Brandt?

Carlos Eduardo Brandt é o chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil (BCB). Assim, ele atua na liderança de Gerência de Gestão e Operação do PIX no Brasil.

Carlos Eduardo Brandt é considerado a principal personalidade responsável por trazer o PIX para o território nacional, de modo que ele atua na agenda evolutiva do sistema de pagamento instantâneo brasileiro, que até então, se tornou um dos principais meios de pagamento do país.

10 PERSONALIDADES

Formação e carreira de Carlos Eduardo Brandt

Carlos Eduardo Brandt
Foto: Reprodução/ YouTube

Carlos Eduardo Brandt tem sua formação em engenharia e também em direito, enquanto sua pós-graduação se dá na área de finanças e direito. No mercado financeiro, ele é responsável por políticas e também pela regulação de serviços de pagamentos no varejo, além de infraestrutura.

Ele também está ligado a elaboração dos Princípios para Infraestruturas do Mercado Financeiro, cuja publicação foi feita pelo CPMI/BIS. Do mesmo modo, atuou como gerente da Divisão de Gestão e Monitoramento do STR.

Ele se tornou bastante conhecido por ser o criador do PIX. Desse modo, Carlos Eduardo Brandt entrou para a lista da Bloomberg das 50 pessoas mais influentes do ano de 2021. Esse ranking que trouxe Brandt como único representante brasileiro naquele período.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

A lista traz algumas personalidades que geraram ideias de impacto para diferentes setores da sociedade, como ciência, finanças, política, entretenimento e tecnologia.

A criação do PIX impactou diretamente os negócios no território brasileiro, e trouxe o país para outro patamar de desenvolvimento das questões ligadas ao mundo digital.

Por conta disso, o nome o inventor do pix acabou então figurando em meio a outros de importância no cenário mundial que fizeram parte da lista. Nela estava Frances Haugen, o ex-gerente de produtos do Facebook (FBOK34) e o novo CEO da Amazon, Andy Jassy.

O PIX de Carlos Eduardo Brandt

O PIX foi lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central do Brasil (BCB). A partir desse novo recurso, os brasileiros puderam enviar e receber dinheiro com mais facilidade no dia-a-dia, em um contexto que se tinha o andamento da pandemia, o aumento da informalidade e a diminuição do dinheiro físico.

Apesar de a criação do PIX também ter sido realizada por Brandt, a ideia em si, surgiu do próprio presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que por sua vez, procurou Carlos Eduardo para funções operacionais do projeto.

Os novos recursos do PIX tem sido trabalhados por Carlos Eduardo Brandt, que vem gradualmente crescendo fortemente no país em seu uso e adesão pelos brasileiros. O rápido fortalecimento do meio de pagamento instantâneo fez com que este quebrasse recordes de dinheiro transacionado.

EBOOK 10 LIVROS

O crescimento do PIX

Por definição, o PIX é um sistema de pagamentos que permite que o dinheiro seja transferido e liquidado entre contas de forma instantânea. Ou seja, tudo em tempo real, e em qualquer hora do dia, com funcionamento diário.

No entanto, vale lembrar que uma nova regra fez com que se tivesse uma restrição. Se trata do limite de R$ 1000,00 das 20h às 06h para transferências e pagamentos com esta modalidade.

Não é atoa que o PIX criado por Carlos Eduardo Brandt atraiu tantos adeptos em tão pouco tempo. Sua utilidade permitiu que os usuários pudessem não se limitar mais a horários comerciais que eram feitas nas transações tradicionais, como TED e DOC. A compensação bancária se tornou praticamente instantânea, o que facilita, entre outros segmentos, o próprio comércio brasileiro.

Após pessoas físicas, empresas e microempresas aderirem ao PIX, as entidades governamentais também usaram o recurso. Com isso, a partir de uma chave PIX de prefeituras, de um governo estadual ou até mesmo da Receita Federal, os usuários podem ficar em dia com seus impostos de forma simples como, por exemplo, IPTU, IPVA, e o próprio Imposto de Renda.

Quando completou apenas 1 ano de existência em novembro de 2021, o PIX acumulou 112,6 milhões de usuários, distribuídos em 105,24 milhões de pessoas físicas e 7,41 milhões de pessoas jurídicas. Nesse mesmo período, as movimentações com PIX desde sua criação representaram um montante de R$ 3,9 trilhões.

O que achou da trajetória de Carlos Eduardo Brandt? Deixe nos comentários a parte que mais chamou sua atenção.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

Ler mais

Compartilhe sua opinião