Carlos Ambrósio
ExecutivosQuem é Carlos Ambrósio
Carlos Ambrósio é presidente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA), cargo que ocupa desde 2018, e, no qual, cumpre seu segundo mandato, que vai até 2022.
Além de seu trabalho na ANBIMA, Carlos Ambrósio é conhecido por seu tempo no Banco Matrix e, principalmente, na Claritas Investimentos.
Formado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Carlos iniciou sua carreira no Citibank, onde trabalhou do fim dos anos 80 até o início da década 90.
Ainda na década de 90, Ambrósio fez carreira no Banco Matrix.
Nos anos 2000, Carlos, junto de outros empresários, criou a Claritas Investimentos. Gestora em que é CEO há quase duas décadas.
Também foi no período que ele começou a trabalhar em associações, sendo que tem passagem na Anbid e, com maior destaque, na ANBIMA, onde é presidente.
Trajetória de Carlos Ambrósio
Carlos Ambrósio é formado em administração de empresas pela PUC-SP, curso que concluiu no final da década de 80.
Ainda em seu período como universitário, em 1987, Carlos ingressou como estagiário no Citibank. Empresa em que trabalhou durante alguns anos no setor de derivativos.
Em outubro de 1993, Ambrósio foi contratado para trabalhar na área de fundos de investimentos do Banco Matrix. Na época a empresa foi uma das primeiras instituições financeiras a atuar como gestora de multimercado no Brasil.
Um ano após entrar para o Banco Matrix, Carlos se tornou sócio do negócio. Posição em que permaneceu até 1999, quando a instituição encerrou suas atividades.
Em dezembro de 2001, Ambrósio junto de Marcelo Kervelis e Helder Soares, fundaram o Claritas Administração de Recursos, tendo Carlos como CEO do negócio.
No período, Carlos também passou a atuar na Anbid (Associação Nacional do Bancos de Investimentos).
Em 2003, o executivo começou a integrar o Comitê de Fundos de Investimentos em Renda Fixa & Multimercado. Sendo que entre 2007 e 2009, Ambrósio ocupou a presidência do comitê e vice-presidência da Anbid, na gestão de Robert van Dijk.
Em 2012, começou a integrar a diretoria da ANBIMA.
Carlos Ambrósio e a ANBIMA
Em 2012, Carlos ingressou na diretoria da ANBIMA. Cerca de seis anos depois, o executivo se tornou o primeiro presidente da Associação que veio de uma gestora independente.
Entre os motivos que o elegeram em 2018, estava o crescimento dos fundos multimercados no mercado financeiro onde ele atua há quase três décadas.
A mudança nos códigos de Private Banking para códigos de distribuição foi um dos destaques de seu primeiro mandato.
Em abril de 2020, Carlos foi reeleito para presidência da ANBIMA no mandato 2020 a 2022.
Em meio à pandemia causada pela Covid-19, Carlos Ambrósio ganhou destaque por sua defesa do papel do mercado de capitais no período pós-pandemia. Para entender como funciona o mercado de capitais, leia o artigo da Suno sobre o tema.
Fotos de Carlos Ambrósio