Caito Maia
EmpreendedoresQuem é Caito Maia?
Caito Maia é o fundador da Chilli Beans, a marca líder de óculos no mercado brasileiro e com lojas em diversos países, faturando mais de R$ 500 milhões por ano e gerando mais de 3.500 empregos.
A Gávea Investimentos também tem participação na marca desde 2012. Caito Maia um dos tubarões – ou seja, um dos jurados – do programa Shark Tank Brasil. Ele e seus colegas avaliam as propostas de negócios e decidem se desejam investir em suas operações.
Os outros tubarões do programa são João Appolinário, Camila Farani, José Carlos Semenzato, Alexandra Baldeh Loras e Carol Paiffer.
Atualmente, a Chilli Beans de Caito Maia tem no mercado 804 franqueadas. E faturamento anual de cerca de R$ 700 milhões.
Há 20 anos no mercado, a marca de óculos surgiu da experiência de Caito ao ir para os Estados Unidos. Ele trazia produtos para revender e, pouco a pouco, surgiu a Chilli Beans.
De acordo com a revista Exame, o plano de Maia para a grife é atingir faturamento acima de um R$ 1 bilhão em cinco anos – e mais de 1,2 mil franqueados pelo mundo.
Trajetória de Caito Maia
Antonio Caio Gomes Pereira Filho nasceu em 1969, na Granja Viana, município da Grande São Paulo.
Há cerca de 20 anos, Caito mudou-se para os Estados Unidos. A ideia era estudar música e tornar-se um astro.
Estudou a arte em Berkeley, mas os planos foram diferentes do imaginado. De volta ao Brasil, trazia consigo unidades de óculos-de-sol para vender.
Em uma Parati surrada, colocava os produtos que fornecia para conhecidos.
Depois, Caito Maia arriscou-se como revendedor de duas multimarcas. A experiência, contudo, foi frustrada e ele levou calotes.
Caito Maia e a Chilli Beans
A Chilli Beans surgiu em 1997, com um estande no Mundo Mix, em São Paulo. Depois, ganhou espaço na Galeria Ouro Fino, também na capital paulista.
O primeiro quiosque próprio veio em 2000, no shopping Villa-Lobos (São Paulo).
As primeiras franquias da marca de Caito surgiram no ano seguinte. Já em 2002, veio a primeira loja da grife de óculos. Ela foi inaugurada no shopping Ibirapuera.
O grande diferencial desde o início, além da ligação com a música e a moda, que pautam os modelos, foi que o consumidor tem contato direto com o produto.
A primeira unidade internacional da Chilli Beans foi a de Portugal – em seguida, foi a vez de uma loja nos Estados Unidos.
Em 2006, o portfólio da grife de Maia cresce e, junto aos óculos, são vendidos também relógios e outros acessórios.
No ano de 2012, a Gávea Investimentos tornou-se sócia de Caito na Chilli Beans. O grupo é proprietário de 29,8% da marca.
Além da característica self-service de óculos nas lojas, Maia inovou ao trazer novos modelos toda semana. E também ao fazer parceria com marcas consagradas no mercado, como Glória Coelho e Melissa, além de linha assinada por artistas – Anitta e Lenny Kravitz, por exemplo.
Cercado de bons profissionais na área administrativa e com um timing essencial para marketing, Caito fez com que a Chilli Beans se tornasse case de estudo em Harvard três vezes.
Anualmente, a Chilli Beans produz um cruzeiro onde são convidadas celebridades e pessoas do mercado. O tour, que envolve uma série de festas, custa cerca de R$ 3,5 milhões para a marca.
Além do Brasil e outros países da Américas Latina e do Norte, hoje a Chilli Beans está presente, também, na Tailândia.
Com 804 franqueadas espalhadas pelo mundo e faturamento de R$ 700 milhões, a meta de Caito Maia é que a Chilli Beans alcance mais de 1,2 mil pontos de vendas e fature mais de RS 1 bilhão em cinco anos.
Fotos de Caito Maia