Biz Stone
EmpreendedoresQuem é Biz Stone
Biz Stone é um dos fundadores de uma das maiores redes sociais do mundo, o Twitter. Negócio em que voltou a atuar em 2017, após seis anos fora. O empresário é conhecido por ser criador da plataforma de busca Jelly e investir em uma série de startups ligadas ao universo digital, além de ser uma das pessoas mais influentes e respeitadas do meio.
Como investidor, Biz Stone se caracteriza no bloco de “investidores anjo”, ou seja, suas opções de compras de títulos são direcionadas à empresas que tem boas ideias em sua base, principalmente se seus ideais são inovadores.
Biz cursou duas faculdades, porém não se formou por nenhuma. Muito por sua ideia de desenvolver seu próprio negócio.
Aos 25 anos de idade, em 1999, Stone lançou a plataforma de blogs Xanga. Projeto que não deu certo.
Seu passo seguinte foi a criação de um blog pessoal, o Biz Stone, Genius. No espaço ele compartilhava de ideias e projetos que havia estruturado.
Graças a iniciativa, Evan Williams, fundador do Blogger, chegou ao seu nome e conheceu seu trabalho.
Algum tempo depois os dois, mais Glass Noah, trabalharam juntos na criação da Odeo, uma empresa de podcasting. Porém, aquele ramo não era o ponto forte de ambos, principalmente pelos dois possuírem personalidades tímidas.
Foi nesse período em que surgiu a figura de Jack Dorsey.
Na companhia de Dorsey e – por um tempo – Glass Noah, a dupla criou o microblog Twitter em 2006. A rede social se tornou rapidamente um sucesso, alcançando a casa da centena de milhões de usuários.
Em 2011, Biz deixou o grupo. Sua ideia era a de criar novos projetos e dar sequência a outros que já estavam em andamento.
Entre os projetos estava o Jelly. Uma plataforma de buscas criadas em 2014, no qual o objetivo era ser uma frente mais humanizada e assertiva do setor.
O negócio não rendeu os frutos esperados e, em 2017, ele vendeu para o Pinterest.
Também em 2017, Stone voltou para o Twitter. A ideia é que o executivo contribua em melhorias no site, que há alguns anos vem tendo quedas nos números de usuários e interações.
Biz Stone e os negócios
Christopher Isaac Stone nasceu em 10 de março de 1974, na cidade de Boston, Estados Unidos.
Na juventude, Stone ingressou na Northeastern University e na University of Massachusetts Boston, porém não se formou em nenhuma das duas.
Após o insucesso de seu primeiro negócio, o Xanga, que aconteceu – especialmente – pela quebra dos valores modernos do negócio, segundo o próprio executivo. Biz voltou para casa dos pais. Lá ele criou seu blog pessoal para compartilhar suas ideias de mundo.
Mais tarde o conteúdo da plataforma se tornou um livro.
Em paralelo ele foi contratado pelo Google, sendo que ficou no grupo de 2003 até 2005.
Porém, foi graças ao seu blog que o executivo conheceu Evam Williams, Jack Dorsey e Glass Noah. Os quatro criaram o Twtitter no início do século XXI.
Entre os papéis de Biz na construção do negócio, estava o der ser a figura moralizadora do grupo.
Isso porque além de ser engajado em inúmeras causas sociais, ele era o ator que defendia e presava pela imparcialidade política e liberdade de expressão da rede social.
A ideia de criar uma plataforma digital de mensagens instantâneas e diretas se provou bem-sucedida.
Em 2011, Stone deixou a equipe. Além da criação do Jelly, plataforma que ele desenvolveu em parceria com Ben Finkel.
Biz deu sequência à sua carreira como investidor. Especialmente investindo em startups.
O empresário tem investimentos em empresas como: Square, Slack, Medium, Nest, Beyond Meat, Pinterest, Intercom, and Faraday.
Stone também é presidente do Polaroid Swing, um aplicativo de edição de fotos.
De volta ao Twitter
Em maio de 2017, Stone retornou ao corpo de funcionários do Twitter.
A ideia é ajudar a mídia social a implementar mudanças em sua estrutura. Além de contribuiu tanto no crescimento de usuários como no aumento de receita.
Biz Stone está novamente trabalhando com Jack Dorsey.
Fotos de Biz Stone