Bill Campbell
ExecutivosQuem é Bill Campbell
Bill Campbell é considerado um dos coachs mais importantes da história do Vale do Silício. Ao longo de sua trajetória profissional, foi o “guru” de diversos empresários de renome, como do homem mais rico do mundo e CEO da Amazon, Jeff Bezos.
Além disto, Bill Campbell teve papel importante dentro de grupos de peso, incluindo Apple, Intuit Inc. e Kodak.
Formado em economia, Bill Campbell começou sua carreira profissional na função de treinador de futebol americano. Posteriormente, trabalhou no campo da publicidade.
Contudo, seu nome ficou em destaque quando assumiu o posto de vice-presidente de Marketing da Apple, nos anos 80. Campbell deixaria o grupo no início dos anos 90. Mas voltou em 1998, época do retorno de Steve Jobs para o negócio.
Além de sua competência profissional, o execytuvi é lembrado por sua personalidade. Tanto que sua influência virou livro, Trillion Dollar Coach: The Leadership Playbook of Silicon Valley’s Bill Campbell, no qual é são revelados detalhes sobre seu modelo de gestão.
Bill Campbell morreu em abril de 2016, aos 75 anos de idade.
Trajetória de Bill Campbell
William Vincent Campbell Jr. nasceu no dia 31 de agosto de 1940, na cidade de Homestead, Pensilvânia, nos Estados Unidos. Após terminar o colegial, ingressou na Universidade de Columbia, onde se graduou em economia.
Durante seu período acadêmico, Campbell ficou conhecido também por ter sido parte da equipe de futebol americano da Universidade. O jovem era apaixonado por esporte. Isso contribuiu para que sua primeira profissão fosse na posição de treinador do time da instituição de ensino.
No campo empresarial, Campbell começou sua carreira no capo da publicidade, trabalhando na agência J. Walter Thompson (JWT). Anos depois ele trabalharia pela Kodak, atuando na função de negociador entre a empresa e o mercado cinematográfico europeu.
No início dos anos 80, em 1983, John Sculley, então homem forte da Apple, contratou-o para ser vice-presidente de Marketing da empresa.
Foi nesse período que o economista de formação se aproximou de Steve Jobs. Principalmente após Sculley optar por afastar Jobs da empresa, decisão sobre a qual Campbell não concordou.
Tal atitude atrapalhou o executivo dentro da empresa. Tanto que, no final da década de 80, ele se mudou para a Claris, subsidiária criada a partir de uma divisão nos negócios da Apple.
No início dos anos 90, ele atuou também como CEO da GO Corporation. E, com maior destaque, ocupou o cargo de CEO da Intuit, posição que ocupou de 1994 até 1998, quando regressou à Apple.
Na época, a empresa passava por dificuldades. Este também foi o período em que Jobs retornou a grupo, exercendo o papel de “salvador” do negócio.
Nesse retorno, Jobs colocou como pré-condição fundamental a liberdade para que pudesse montar sua equipe. Seu homem de confiança era Campbell que foi o primeiro a assumir uma posição na nova fase do grupo.
O executivo permaneceria na multinacional até 2014, tendo como principal destaque o papel de conciliador na briga entre Apple e Google por patentes ligadas ao sistema operacional Android.
O executivo também foi uma figura importante dentro da empresa no período em que Jobs adoeceu, além de acompanhar o bilionário durante o tratamento.
O modelo Bill Campbell
Além de seu currículo, Campbell era conhecido por sua personalidade e modo de lidar com o trabalho. Quando ocupou cargos de alto escalão, o empresário sempre buscava entender sobre a vida pessoal de seus colegas, só depois partir para assuntos ligados ao trabalho.
Outro traço marcante seu era o modo considerado brincalhão e carinhoso pelo qual ele tratava seus companheiros de trabalho, distribuindo diversos abraços dentro da empresa.
Além disto, o executivo trazia a parte motivacional dos seus tempos de treinador para o cotidiano da empresa, vibrando e comemorando todas as conquistas individuais de seus colegas.
Essas características eram comuns independendo do momento do negócio. A ideia do empresário era transmitir a sensação de controle para todos. Algo que ficou famoso por todo Vale do Silício.
Mesmo sem ter publicado livros sobre o assunto, Campbell é considerado um dos maiores coachs de seu período. Tanto que diversos empresários de renome consultavam-no particularmente antes de tomarem grandes decisões.
Não à toa, Bill Campbell é colocado como um exemplo de líder. Para entender a importância de uma liderança no cotidiano de uma empresa, leia o artigo da Suno sobre o tema.
Fotos de Bill Campbell