Biografia de Besaliel Botelho
Quem é Besaliel Botelho
Besaliel Botelho é o presidente da Bosch para a América Latina. Ele assumiu o cargo em 2011 – e já trabalha no grupo há mais de 30 anos.
Besaliel Botelho sucedeu o alemão Andreas Nobis, que ocupou a vaga em 2008, quando este se aposentou.
Dentro da Bosch, Besaliel Botelho ocupou postos nas áreas de desenvolvimento e comercial.
Trajetória de Besaliel Botelho
Besaliel Botelho é um engenheiro eletrônico formado pela Universidade de Karlsruhe, na Alemanha.
O executivo tem também MBA pela Universidade de São Paulo (USP).
Ingressou na Bosch em 1985, onde ocupou cargos em diversas áreas, como de desenvolvimento e comercial.
Depois de se tornar vice-presidente, alcançou o posto mais alto na América Latina em 2011, quando o alemão Andreas Nobis se aposentou.
Em 2016, foi eleito o executivo do ano em prêmio promovido pelo Autoesporte.
A justificativa para a honraria foi a de que Botelho teve mais sucesso nos critérios comercial, trabalho de imagem de marca, bom relacionamento com a mídia e capacidade de liderança e inovação.
Sua gestão na Bosch é marcada por ter liderado a equipe que desenvolveu o sistema de partida a frio, que elimina o tanque auxiliar de gasolina, utilizado para as partidas em dias frios nos carros bicombustíveis.
Besaliel foi também presidente da SAE Brasil, com atuação destacada no Conselho de Administração do Sindipeças.
Em 2016, a Bosch, sob a liderança de Besaliel Botelho, teve faturamento líquido no Brasil de R$ 4,4 bilhões. São mais de 8 mil funcionários no país.
Em entrevista ao programa Show Business em 2013, a época apresentado pelo atual governador de São Paulo, João Doria, Besaliel Botelho ressaltou a importância de se investir em inovação, marca de sua gestão.
De acordo com o site Autoindústria, para o setor automobilístico, o setor-chefe no faturamento da Bosch, Besaliel Botelho destacou na Feira do Automóvel de 2018 o desafio:
“Temos o desafio de resolver o tráfego em espaços cada vez mais ocupados, eliminar os acidentes de trânsito por meio de veículos mais seguros e autônomos, além de integrar serviços. O futuro do automóvel passa pela internet e já se mostra como um armazenador de informações.”