Ben Horowitz
EmpreendedoresQuem é Ben Horowitz
Ben Horowitz é o cofundador e sócio da firma de capital de risco Andreesen Horowitz, um fundo de investimento que destina suas opções de compras a ações de startups com ideias inovadoras. Ben também é conhecido por sua carreira no mercado da informática, área na qual fez fortuna, principalmente na criação e administração da Opsware.
Diferente da maior parte dos personagens do meio, Ben Horowitz é uma figura contrária a ideia glamourizada que existe sobre o empreendedor de sucesso, parte de sua posição se deve ao fato de que a maioria das vezes o que aparece ao público em geral é somente a parte boa.
Parte deste pensamento está escrito no livro de Ben Horowitz O Lado Difícil das Situações Difíceis: Como Construir um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas (2015), The Hard Thing About Hard Things: Building a Business When There Are No Easy Answers, título original.
Horowitz é forma em ciências da computação. O empresário também possui mestrado na área.
Durante a década de 90, Ben atuou intensamente no campo da informática. Especialmente na Netscape.
Foi nesse período que ele conheceu seu principal parceiro de negócios durante a carreira, Marc Andreesen.
Junto de Marc, Horowitz fundou o primeiro aplicativo que utilizava o conceito de nuvem na internet, o LoudCloud.
Empreendimento que posteriormente viria a ser conhecido como Opsware e passaria a trabalhar na criação de softwares empresariais.
Em 2007, a Opsware foi vendida por 1,6 bilhões de dólares.
Dois anos depois, Ben e Marc criaram a empresa Andreesen Horowitz. A ideia do projeto é investir em startups do campo digital.
Quase dez anos mais tarde o grupo já é um dos grandes do setor e possui atuação em mais de 200 projetos.
Horowitz segue como um grande acionista do negócio.
História de Ben Horowitz
Benjamin Abraham Horowitz nasceu no dia 13 de junho de 1966, na cidade de Londres, Inglaterra.
Ainda criança se mudou para Berkeley, nos Estados Unidos. No país da América do Norte ele completou sua educação no colegial.
Em 1998, Ben se formou em ciência da computação pela Columbia University. Dois anos depois, em 1990, concluiu seu mestrado na área pela UCLA.
Também no ano de 1990, ele começou sua carreira profissional na Silico Graphics.
Cinco anos depois, em 1995, Horowitz se tornou gerente de projetos da Netscape. Quando o grupo foi comprado pela AOL, em 1998, ele se tornou vice-presidente da sessão de comércio eletrônico.
Cargo que não permaneceu durante muito tempo.
Junto de Marc Andreessen, Tim Howes e In Sik Rhee, Ben fundou o aplicativo de nuvem LoudCloud em 1999.
Em 2002, o projeto passou por uma grande reformulação visando superar uma crise que vivia na época. O LoudCloud se tornou Opsware, uma empresa de softwares empresarias.
Na metade do ano de 2007, Horowitz participou ativamente da venda do grupo para a Hewlett-Packard, em uma transação bilionária.
Ben foi CEO durante todo tempo da empresa fundada no final da década de 90.
Após a conclusão do negócio, ele se tornou parte do corpo da Hewlett-Packard, assumindo a vice-presidência e gerência geral da HP Software.
Permaneceu por um ano no cargo.
Em 2009, Ben fundou com Marc o Andreesen Horowitz. Fundo que, em 2017, alcançou a marca de gerenciar 2,7 bilhões, divididos em mais de 240 startups.
Entre elas estão Facebook, Twitter e Skype.
Ben Horowits e o empreendedorismo
Em seu livro “O Lado Difícil das Situações Difíceis: Como Construir um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas“, Horowits se posiciona de forma dura e crítica em relação a imagem pura que envolve o empreendedor bem-sucedido.
Na obra, o autor relata experiências particulares para desfazer tal mito.
Entre os relatos, estão passagens que escancaram fracassos de sua carreira, a impossibilidade de aliar família com negócios e a pressão diária que envolve o meio.
Em determinado trecho do livro, Ben escreve que: “É preciso muito esforço para não ter um colapso nervoso”.
A ideia central de Ben Horowits é clara e direta, e contribui na criação de uma nova visão acerca de figuras de liderança de grandes grupos.
Fotos de Ben Horowitz