Biografia de Artur Grynbaum
Quem é Artur Grynbaum
Artur Grynbaum é CEO do Grupo Boticário, dono das marcas O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box. Grynbaum, que é dono de 20% das ações da multinacional, entrou na companhia em 1986 e permanece lá desde então. Com 32 anos de casa, pode ser considerado uma peça fundamental no crescimento e história da marca que fatura mais de 10 bilhões de reais anualmente.
Presidida por Artur Grynbaum, a holding de O Boticário criada em 2010 após a empresa realizar um investimento de longo prazo pelo qual expandiu sua área de atuação para novos setores. A marca mais popular da companhia possui o título de empresa com maior número de franquias do Brasil, com 4 mil lojas espalhadas por 1750 cidades em território nacional e empregando cerca de 7 mil colaboradores diretos e 25 mil na rede franqueada.
O Boticário tem atuação nos Estados Unidos, Japão, Angola Venezuela, Colômbia, Paraguai, Portugal e Moçambique.
O empresário entrou para o negócio em 1986. Na época tinha 17 anos e ainda nem havia entrado para faculdade, foi contratado como assistente financeiro.
Ainda assim, seu início no empreendimento foi cercado de desconfiança. Ainda mais por estar entrando no negócio fundado por ser cunhado, Miguel Krigsner.
“Tem gente que diz que sou ‘costa quente’, mas essa visão é errada. Na verdade, eu precisava ralar o dobro para provar que era bom. Do contrário, as pessoas diriam: ‘ah, está aqui porque é parente”, contou Artur em entrevista para o Blog Avianca, em 2013.
Em paralelo com seu trabalho na holding, o empresário possui cargos em associações que atuam em seguimentos que dizem respeito ao Boticário.
De 2005 a 2008 Grynbaum foi presidente da Associação Brasileira de Franchising – ABF.
Após seu período na ABF, se tornou vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – Abihpec.
Além disso, é presidente da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
Carreira de Artur Grybaum
Nascido em Curitiba, no dia 20 de março de 1969, Artur Grybaum começou a trabalhar ainda jovem no negócio do pai e do tio, a loja Samuca Modas, localizada no centro de capital paranaense.
Aos oito anos foi guardador de banca, depois se tornou porteiro da loja em dias de grande movimente e, ao 12 anos, se tornou office boy.
Artur cursou administração e economia na FAE. Porém, antes de entrar na faculdade ele já trabalhava no Boticário.
Em 1986, com 17 anos, se tornou assistente financeiro do negócio. No período enfrentou a desconfiança de pessoas que acreditavam que ele só estava ali por ser cunhado de Miguel Krigsner, fundador da empresa.
Mesmo assim, Artur cresceu com a empresa de cosméticos. Passando pelos cargos de assessor de diretoria, diretor financeiro, diretor comercial e vice-presidente.
Em 2010, O Boticário se tornou uma holding, buscando aumentar seu mercado de atuação. Um ano mais tarde adquiriu participação na empresa de lingerie Scalina, entrando em um mercado inédito até então à companhia.
No ano de 2015 Artur Grybaum e Boticário movimentaram o noticiário após o lançamento de uma propaganda sobre o dia dos namorados no qual casais homoafetivos eram demostrados da mesma forma que casais heterossexuais.
Uma parcela da sociedade se revoltou com o marketing praticado pela empresa, ainda assim Artur defende a ideia de que a empresas de que agir de forma honesta em situações assim.
“Acho que há um papel das marcas, mas tem de ser uma coisa verdadeira. Não dá para sair fazendo qualquer coisa para agradar o consumidor”, comentou o empresário em entrevista ao UOL.
Artur Grybaum também é um dos acionistas do conglomerado, possuindo 20% das ações multinacional. Seu principal sócio é Miguel Krigsner, presidente do conselho administrativo da holding e a quem Artur encara como um irmão.