Biografia de Antônio Bonchristiano
Quem é Antônio Bonchristiano
Antônio Bonchristiano é co-presidente e sócio da gestora de fundos de investimentos GP Investimentos. Antônio também é conhecido por ser um dos fundadores da Submarino.com e por ter sido CEO das Lojas Americanas.
Antônio Bonchristiano assumiu a GP em 2008. No negócio o empresário tem a responsabilidade de ser um dos administradores de um grupo que já investiu mais de 5 bilhões de dólares em 50 empresas diferentes.
Antônio é filho de Carlos Bonchristiano, famoso ex-juiz da do extinto Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo.
O empresário é formado pela faculdade de Oxford em Filosofia e Economia.
Em 1999 Antônio ganhou evidência ao ser um dos sócios fundadores da empresa Submarino, um dos primeiros empreendimentos voltados para o comércio eletrônico no país.
Antônio está no dia a dia da GP Investimentos desde seu início, porém em 2008 seu nome ganhou destaque ao ser um dos empresários que assumiria a responsabilidade total de tocar o grupo.
Após três dos sócios fundadores: Jorge Paulo Lemann. Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, anunciarem sua saída definitiva da gestão do primeiro grande grupo brasileiro do ramo, uma nova equipe de empresários foi escolhida para dar os próximos passos do negócio.
Entre os nomes estava o de Antônio, que naquele período já era diretor da empresa.
Com fala serena e perfil calmo e calculista, o investidor vem conseguindo fazer com que a gestora consiga se manter competitiva nos últimos anos.
Além de dar suporte para que a crise financeira e econômica do país não interfira no modelo de gestão.
Trajetória de Antônio Bonchristiano
Antônio Carlos Augusto Bonchristiano nasceu na cidade de Santos em 1967.
Fez o ensino fundamental no Brasil, porém o ensino médio foi cursado no Estados Unidos.
Bonchristiano é graduado em Economia e Filosofia pela Faculdade de Oxford. Terminou seu período de faculdade em 1987, com 20 anos.
Em 1993 o trio Lemann, Telles, Sicupira lançaram o primeiro fundo de private equity do país, a GP.
Na equipe que iniciou o negócio, Antônio fazia parte.
A ideia era ambiciosa e tinha foco em aproveitar um mercado que estava nascendo na América Latina.
Mesmo fazendo parte da GP, Antônio em 1998 fez um novo investimento.
Junto de Flávio Jansen e Marcelo Ballona, foi aberto o Submarino, uma das primeiras empresas voltadas para comércio digital e fruto de uma fusão com a Americanas.com.
Em 2003, Bonchristiano e Fersen Lambranho assumiram o controle da companhia, o movimento era uma preparação para a sucessão.
Fruto de uma estratégia de crescimento do grupo.
Um ano depois a dupla adquiriu 100% da GP.
Em 2006 o grupo passou por uma mudança drástica ao se tornar a primeira companhia de private equity listada em bolsa na América Latina.
Muito se debateu sobre a medida.
Ainda que o levantamento líquido no IPO tenha sido de mais de 300 milhões de dólares, especialistas do setor apontam que a empresa perdeu o poder de surpresa perante seus concorrentes.
Algo que segundo Antônio não afeta as decisões tomadas ou interfere nos próximos passos.
As saídas definitivas do trio fundador em 2008 também foi algo bem superado por sua gestão.
Possuindo participação em empresas do porte da Centauro, Bravo Brio e Gafisa, a GB se posiciona entre os maiores fundos de private equity da América Latina.
Ainda assim os acionistas minoritários do grupo criticam a infrequência de dividendos da companhia gerida por Antônio Bonchristiano.