Biografia de Angus Deaton
Quem é Angus Deaton
Angus Deaton é um economista, pesquisador e professor condecorado com o Prêmio Nobel de Economia em 2015. Ainda que boa parte do foco de seu trabalho seja entender as questões microeconômicas, seu principal trabalho contribuiu e contribui diretamente no desenvolvimento macroeconômico como um todo. Isso porque sua pesquisa é relacionado a desigualdade econômica existente na sociedade.
Através de seus estudos, Angus Deaton conseguiu elucidar algumas questões que tratam da complexidade da situação, principalmente na parte que ele explica através de dados como o cenário atual não é tão aterrador quanto boa parte de especialistas fazem parecer. Ainda assim, o economista defende que há a necessidade de rever e discutir sobre uma série de conceitos pré-existentes.
A Grande Saída, de Angus Deaton, é o nome do livro em que o acadêmico debate sobre tal tese.
Deaton é formado em economia.
Durante a década de 70, o economista começou a se destacar no meio acadêmico. Tanto como professor, quanto no papel de pesquisador.
Um dos artigos que ele fez sobre demanda em bens de consumo o colocou no mapa das instituições dos Estados Unidos.
Em 1983, Angus deixou a Universidade de Bristol e se tornou parte do corpo de funcionários da Universidade de Princeton, nos EUA.
Por sua trajetória acadêmica, ele se tornou professor emérito das escolas de Woodrow Wilson, em Princeton, e na Dwight D. Eisenhower, em Columbia.
Seu trabalho mais notório foi sobre as questões econômicas do século XXI, em especial a desigualdade.
Ao associar questões como mortalidade e bem-estar, Angus propôs um olhar mais atento em relação as particularidades da sociedade atual.
Ideias voltadas para política que entendam os tipos de consumidores que existem também se tornaram referência em seu projeto.
Não à toa, Angus Deaton ganhou o Nobel de Economia em 2015.
No hall seleto de vencedores da categoria, Deaton divide espaço com nomes como Oliver Hart, Richard Thaler e Eugene Fama.
Trajetória de Angus Deaton
Angus Stewart Deaton nasceu no dia 19 de outubro de 1945, na cidade de Edimburgo, Escócia.
Deaton se formou em economia pela Universidade de Cambridge. Também foi pela instituição que ele concluiu sua especialização na área.
Em 1976, ele iniciou sua carreira como professor. Na época, lecionando a matéria de econometria na Universidade de Bristol.
Também foi no período que Angus se aprofundou no campo das pesquisas acadêmicas.
No ano de 1978, o economista recebeu a Medalha Frisch, um prêmio dado pela Econometric Society para pessoas que desenvolveram trabalhos de relevância para área.
Em 1980, outro trabalho seu ganhou destaque, na ocasião foi sua pesquisa sobre o “Sistema de Demanda Quase Ideal”.
Sua tese foi publicada pela The American Economic Review. O artigo foi colocado entre os vinte artigos mais importantes publicados pela revista.
O sucesso foi tanto que, em 1983, ele foi contratado pela Universidade de Princeton.
Estando há mais de três décadas na instituição, Deaton se tornou um dos professores mais respeitados e com maior sucesso em sua trajetória.
Também foi em Princeton que ele desenvolveu sua principal tese ao analisar a sociedade moderna.
Angus Deaton e a desigualdade
Em 2015, Deaton foi premiado com o Prêmio Nobel de Economia por sua obra “A Grande Saída”.
No livro Angus constrói um panorama sobre o que é a sociedade do século XXI.
Uma das partes mais marcantes de sua pesquisa é a sua defesa de que “vivemos no melhor período da história”.
O estudioso se utiliza de dados para defender tal ideia. Para isso, por exemplo, são comparados números como os de mortalidade infantil de dois períodos diferentes.
A melhora e avanço de diversos setores faz com que o livro possa ser encarado como uma obra otimista.
Ainda assim, Deaton observa que também houve o crescimento da desigualdade social nas últimas décadas.
Angus Deaton é um dos acadêmicos com grande respeito na área, além de ser um dos defensores quando o assunto é fortalecimento da educação financeira da população.