Biografia de Andy Rubin
Quem é Andy Rubin
Andy Rubin é um investidor de risco dos Estados Unidos. Sócio da Redpoint Ventures, é também fundador e CEO da incubadora de startups de tecnologia Playground Global.
Antes, Andy Rubin atuou como um dos fundadores e também CEO da Danger Inc. e da Android Inc. Entre outras empresas, o engenheiro e programador trabalhou na MSN TV, Apple e Google.
Trajetória de Andy Rubin
Andrew E. Rubin nasceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Seu pai foi um psicólogo que, posteriormente, criou uma empresa de marketing direto.
Andrew é formado em ciências da computação pela Utica College, localizada na sua cidade natal.
Entre o final da graduação até 1989, trabalhou como engenheiro na empresa de sistema óptico Carl Zeiss AG. Em seguida, migrou para a Apple.
No grupo, ocupou o posto de engenheiro de manufatura, e deixou a empresa em 1992.
Nesse mesmo ano, compôs o quadro de funcionários da General Magic. Como engenheiro dessa empresa, braço da Apple, participou do desenvolvimento do sistema operacional e de interface para dispositivos móveis portáteis, chamado Magic Cap.
O Magic Cap foi um projeto que não deu certo e, devido a isso, Andy Rubin fez parte do projeto MSN TV que, posteriormente foi adquirido pela Microsoft.
Em seguida, ao lado de Joe Britt e Matt Hershenson, Rubin criou a Danger Inc. A desenvolvedora foi responsável pelo lançamento do aparelho de celular Danger Hiptop.
No ano de 2008, a Danger Inc. foi comprada pela Microsoft.
A paixão por robótica fez com que, quando trabalhava na Apple, Andy recebesses dos colegas o apelido de Android.
O nome foi usado por ele quando fundou, em 2003, a Android Inc. Esteve à frente do grupo até 2005, quando o Google adquiriu a Android Inc.
Com a aquisição, Andy Rubin juntou-se a Google no posto de vice-presidente de conteúdo móvel e digital do grupo.
Em 2013, foi realocado para outra área, responsável por pensar em novos projetos. Ele deixou o Google em 2014, depois de nove anos atuando por lá.
No mesmo ano, após deixar a empresa, criou a incorporadora de startups de tecnologia Playground Global. Já de início, a incubadora levantou um fundo de US$ 300 milhões de investidores como Google, HP e Redpoint Ventures.
No ano seguinte, se tornou sócio da empresa de capital de risco Redpoint Ventures.
Ainda em 2015, Andy Rubin fundou e lidera atualmente a Essential Products que, no final de 2017, lançou o aparelho de celular Essential.