Biografia de André Laport
Quem é André Laport
André Laport é CEO e um dos fundadores da Vinland Capital, uma gestora de fundos de investimento, criada no final de 2017, e que atua, principalmente, com fundos multimercado.
Além da Vinland, André Laport é conhecido por ter sido sócio do Goldman Sachs, além de ser um dos investidores de destaque e presidente do Conselho de Administração do Hotel Urbano.
Formado com administração e com especialização na área de finanças, André Laport trabalha com mercado financeiro desde os anos 90, tendo permanecido no BTG por mais de uma década.
Outro destaque de sua carreira é como o primeiro sócio brasileiro da Goldman Sachs, grupo norte-americano em que ele atuava como diretor das ações na América Latina.
Desde o final de 2017, Laport é um dos responsáveis pela Vinland Capital, gestora de fundos multimercado administrada por ele por outro sócio.
Trajetória de André Laport
André Laport nasceu no ano de 1969, na cidade do Rio de Janeiro. Formado em administração, o investidor possui um MBA pela Brown University, além de um diploma em liderança pela Harvard Business School.
Ele começou sua carreira em 1992, como operador de mesa no banco carioca Ômega. Ficou na instituição financeira por oito anos. Depois, assumiu o posto de gestor de recursos no Banco Safra. Em seguida, foi diretor do BNP em Nova York. O executivo ficou conhecido por comandar a mesa proprietária do Fortis, instituição financeira holandesa.
Contudo, seu nome ficou em evidência quando se tornou diretor-executivo da Goldman Sachs em 2008. Dois anos depois, em 2010, ele ser tornou sócio da empresa. Dentro do grupo norte-americano, ele atuou por quase uma década.
Durante seu tempo trabalhando na multinacional, Laport tinha como foco ser responsável pelas atuações do grupo na região, no posto de diretor da Latin American Equities da Goldman Sachs.
Ele ainda foi membro do conselho da Goldman Sachs no Brasil e do Brazil Management Committee, além de atuar como conselheiro na Growth Market Committee, Brazil Risk Committee e do Latin American Trading em Nova York.
Em 2016, Laport foi contratado para ser presidente do Conselho de Administração do Grupo HU, holding responsável pelo Hotel Urbano, empresa digital que atua na área de turismo. Naquele mesmo ano, André se tornou investidor do Saúde Controle, empresa digital que tem foco no setor de saúde.
No final de 2017, Laport fundou a Vinland Capital.
André Laport e a Vinland Capital
Em dezembro de 2017, o executivo se juntou a James Oliveira, ex-BTG, para fundar a Vinland. Durante a década de 90 e início do milênio, Laport passou a maior parte de sua carreira no exterior. Ele usou a experiência adquirida no período como referência para estruturar a gestora.
O nome escolhido pela dupla também fazia referência ao exterior. Vinland era o local onde os vikings ficaram quando chegaram pela primeira vez nas Américas.
Voltada para gestão de fundos multimercado, o negócio chamou a atenção. Isso por atrair, em sua estréia no mercado, fundos de grandes empresas de renome nacional e internacional.
Uma das estratégias que os fundos administrados pela getora criada por André Laport tem é de aproveitar o cenário de taxas de juros baixas ao redor do globo. Para entender sobre o que é taxa de juros, leia o artigo da Suno sobre o tema.