Amartya Sen
EconomistasQuem é Amartya Sen
Amartya Sen é um pesquisador, professor e economista indiano, conhecido, principalmente, por seu trabalho e contribuição para a área econômica voltada para o bem-estar social. Amartya é um dos grandes defensores de que a política fiscal implementadas pelo estado deve ser voltada para o combate da desigualdade.
O papel de Amartya Sen no assunto é preponderante para uma geração de economistas que discutem sobre o tema. Além disto, ele é um dos fundadores do Instituto Mundial de Pesquisa em Economia do Desenvolvimento (Universidade da ONU) e, junto de Mahbub ul Haq, desenvolveu o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Sen também é destaque por ser o primeiro ganhador do Prêmio Nobel de Economia nascido em um país subdesenvolvido.
Formado em economia na década de 50, Amartya teve a maior parte de sua trajetória ligada a carreira acadêmica. Sendo que foi professor de importantes instituições dos Estados Unidos, Índia e Europa.
Sen também foi o primeiro presidente da Associação Econômica Americana que não nasceu nos Estados Unidos.
Todavia, o que impactou sua obra foi o contexto vivido pelo seu país natal no século XX. A fome que a Índia sofreu na década de 40, quando Amartya era adolescente, fez com que ele estruturasse sua pesquisa ao estudo das mazelas sociais.
Para isto, Sen entendia o desenvolvimento como liberdade, e não mais um modelo de acúmulo de riquezas. A ideia de justiça do economista também tem correlação direta com seu trabalho.
Tais conceitos fizeram com que, na década de 90, Amartay entrasse para história por ser um dos criadores do IDH.
Sua participação no campo da promoção social ainda lhe rendeu o Nobel de Economia. Sen também acumulou diversas outras honrarias ao longo de sua carreira.
Trajetória de Amartya Sen
Amartya Kumar Sen nasceu no dia 3 de novembro de 1933, na cidade de Santiniketan, na Índia.
Seu início de vida acadêmica foi de Escola de São Gregório. Todavia, a partição da Índia, no final da década de 40, fez com que ele se mudasse para Bengala Ocidental.
Seu ensino em economia foi concluído na Visva-Bharati e, entre os anos de 1951 a 1953, na Presidency College.
Posteriormente, Sen se mudou para Inglaterra. No país europeu, ele conquistou o título de Ph.D. em economia pela Universidade de Cambridge.
Durante sua vida acadêmica, Amartya fez parte do corpo docente de diversas faculdades de renome. Chegando a lecionar em instituições como: Cambridge, onde ele chegou a ser reitor; Oxford; MIT; Harvard; Berkeley; Stanford; e Cornell.
Destaque, principalmente, para título de cátedra que o economista recebeu da Universidade de Harvard.
Amartya ainda foi, em 1996, presidente da Associação Econômica Americana. Ele também ocupou o cargo de presidência nas: Sociedade Econométrica; Associação Econômica Indiana; e Associação Econômica Internacional.
O economista ainda é Conselheiro Honorário da OXFAM.
Durante sua carreira, Amartya ficou conhecido por ser um defensor de políticas voltadas para o bem-estar social.
Sen é autor de mais de 20 livros. Sendo parte deles traduzida para mais de 30 línguas.
Economia do bem-estar
Em 1943, a escassez de alimentos em Bengali provocou a morte de quase 3 milhões de pessoas. Aquele período fez com que Sen se tornasse, posteriormente, um defensor da igualdade.
Durante boa parte de sua carreira, Amartya se destacou pela defesa do campo econômica como uma ferramenta de promoção do bem-estar social.
Em 1990, Sen foi um dos criadores do IDH. Que era uma nova maneira de medição do desenvolvimento das nações, que considerava não apenas os fatores econômicos, mas também os sociais.
Além disto, o economista é um dos fundadores do Instituto Mundial de Pesquisa em Economia do Desenvolvimento. Ferramenta voltada para queda da desigualdade.
A defesa de Amartya Sen sobre a importância do estado no confronto a desigualdade se aproxima, em alguns momentos, do Keynesianismo. Pensamento criado em torno da obra de John Maynard Keynes.
Fotos de Amartya Sen