Biografia de Alexandre Grendene Bartelle
Quem é Alexandre Grendene Bartelle
Alexandre Grendene Bartelle é cofundador e presidente da empresa de calçados Grendene. Alexandre também têm investimento em outros setores como: seguimento moveleiro, com as marcas Unicasa, Dell Anno e TOG; setor siderúrgico, com a Sitrel; e ramo hoteleiro, com a Conrad. Conglomerado que têm ações negociadas na Bovespa desde 2002.
De acordo com o ranking de bilionários da revista Forbes 2021, Alexandre Grendene Bartelle é a 1931ª pessoa mais rica do mundo e 51º do Brasil, com uma fortuna estimada de 1,6 bilhões de dólares.
Todo império de Alexandre Grendene Bertelle começou com a inauguração de uma fábrica fundada na cidade de Farroupilha, interior do estado do Rio Grande do Sul.
Empreendimento que teve a companhia de seu irmão gêmeo, Pedro Grendene Bertelle, para iniciar, em 1971.
O negócio ficou conhecido nacionalmente por suas sandálias.
Marcas como Rider, Grendha, Melissa, Ipanema fazem parte da linha de produtos da multinacional.
A Ipanema, no caso, é um dos principais motivos para a expansão da empresa da família Grendene Bartelle no exterior.
Isso porque a venda do produto corresponde a mais de 60% da comercialização internacional do conglomerado. Muito se deve ao peso de usar a übermodel Gisele Büdchen como garota propaganda.
Fato é que a Grandene é uma das maiores exportadoras de calçados nacionais, principalmente no seguimento das sandálias.
Além de ser dono de mais de 40% das ações.
Biografia de Alexandre Grendene Bartelle
Alexandre Grendene Bartelle nasceu no dia 23 de janeiro de 1950, em Farroupilha, cidade interiorana do Rio Grande do Sul.
Formou-se em direito pela Universidade de Caxias do Sul. Porém, foi nos negócios em que teve sucesso.
Com incentivo financeiro e pessoal de seu avô, e em parceria de seu irmão gêmeo Pedro, fundou a fábrica Gandrene, em 1971.
Empresa que começou produzindo embalagens feitas de plástico utilizada para garrafões de vinhos.
Porém, não tardou para acontecer uma diversificação de investimentos no negócio. Realizando investida no setor dos calçados.
A indústria da família Grendene Bartelle foi pioneira na utilização de nylon em seus produtos. O material era utilizado na sola dos produtos produzidos.
No ano de 1979 nasceu a marca Melissa. Sandália de plástico inspirada nos calçados de pescadores franceses.
Quase uma década depois, em 1986, acontece o lançamento das sandálias Rider.
Por motivos geográficos e benefícios fiscais a indústria muda da Região Sul para Região Nordeste do país, na década de 90.
Em 1990 é inaugurada a primeira fábrica no Ceará, a Grendene do Nordeste S.A.
No ano de 1993 a Grendene Sobral S.A., localizada em Sobral, interior do Ceará, começou suas operações. Em 2001 foi renomeada para Grendene Calçados S.A.
Na metade da primeira década dos anos 2000 o conglomerado começa a negociar suas ações na Bovespa. Alexandre Bartelle detêm mais de 40% das
A Ipanema começou a ser fabricada em 2007, quando o empreendimento lançou sua fábrica na cidade de Teixeira de Freitas, estado da Bahia. A marca teve um enorme crescimento em sua renda quando a modelo Gisele Bündchen se tornou garota propaganda.
Em 2013 o empreendimento passou por um processo de reformulação em seu alto escalão, a ideia era atualizar algumas práticas realizadas. O fundador então deixa o cargo de CEO, ainda assim continua como presidente do conglomerado.
Família Grendene em alto mar
Alexandre Grendene Bartelle é dono de um iate avaliado em 240 milhões de reais. O Madame Kate – nome dado em homenagem a sua cadela -, conta com piscina, salão de festas e heliponto.