Alexandre Borges Alexandre Borges

Alexandre Borges

Perfil de Alexandre Borges

Idade 51
Nome Completo Alexandre Borges
Nascimento 06/11/1973
Local de Nascimento São Paulo, Brasil
Nacionalidade Brasileiro
Formação Administração de empresas
Ocupação Sócio da Mãe Terra
Conhecido Como Alexandre Borges
Redes Sociais Linkedin

Biografia de Alexandre Borges

Quem é Alexandre Borges

Alexandre Borges é o presidente da empresa de produtos naturais Mãe Terra, maior negócio do ramo no Brasil. O empresário foi o responsável pela venda da marca para a Unilever, além de tocar o projeto de globalização dentro do grupo, de forma que os produtos sejam exportados.

Alexandre Borges ainda é conhecido por ser o criador de outras empresas, como o “Flores Online”, startup que foi vendida na primeira década dos anos 2000.

Borges cresceu no meio de uma família “natureba”, como o empresário denomina. O que fez com que, desde cedo, se identificasse com alimentos e uma vida mais saudável.

Após se formar em administração, Borges se mudou para os Estados Unidos. Período em que se deparou com novos conceitos de empreendedorismo.

?UTM_CAMPAIGN=_SNC51F78254_V1

Tal experiência teve importância no modelo de gestão que ele aplicou em seus negócios posteriores.

Em 2007, Alexandre comprou a Mãe Terra.

Aplicando alguns conceitos, entre eles “erotização do produto”; conhecer a área de produção; e não “abandonar” as origens – Borges fez com que a empresa se tornasse uma das principais do setor no país.

Em 2017, Alexandre negociou a Mãe Terra com a Unilever. No processo, ele se tornou CEO da Mãe Terra e um dos sócios do grupo.

Trajetória Alexandre Borges

mãe terra
Foto: Divulgação/Mãe Terra

Alexandre Borges nasceu no dia 06 de novembro de 1973, na cidade de São Paulo. Porém, cresceu em Bragança Paulista. Desde jovem a natureza e o bem-estar através do estilo de vida fizeram parte de seus cotidiano.

Com 14 anos de idade, Alexandre começou a vender granola aos seus colegas de classe.

Após concluir o colegial, Borges ingressou no curso de administração de empresas pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV). Durante seu tempo de universidade Alexandre era conhecido como o “cara da banana com aveia”.

Após concluir a graduação, ele se mudou para os Estados Unidos. No período, ele aceitou uma proposta para trabalhar como trainee na Mastercard.

Alexandre revesava seu tempo entre o trabalho na multinacional de cartões de crédito e a função de caixa noturno na rede Whole Foods. Uma das principais empresas voltadas ao consumo de produtos orgânicos do mundo.

?UTM_CAMPAIGN=_SNC51F78254_V1

Foi nesse período que Borges retomou seu interesse pele setor de produtos saudáveis.

Aos 25 anos de idade, o empreendedor voltou para o Brasil. Em seu retorno, Alexandre voltou seu tempo ao lançamento de duas startups.

O site de vendas Flores Online e agência de comunicação Significa. Ambas vendidas posteriormente para empresas de fora do país.

Com o valor que Borges tirou dos negócios, investiu na compra da Mãe Terra em 2007. Empresa que havia sido fundada em 1979.

Seu desejo de possuir a empresa era algo que ele levava desde jovem. Tanto que tentou convencer seu pai de comprar a empresa anteriormente.

“Na época, ele me achou um louco, pois o público era só de ‘natureba’. Mas aquilo ficou na minha cabeça”.

A liderança de Alexandre foi importante para o crescimento da empresa e do setor no país.

Gestão de Alexandre Borges

Entre as reformas iniciais que Borges promoveu dentro da Mãe Terra, a principal foi no conceito de modernização que implantou no grupo.

As receitas contemporâneas de fazer a comida natural e vendê-la fizeram com que o negócio se tornasse referência para a área no país.

O investimento foi focado na criação de uma filosofia de que a comida saudável também poderia ser prazerosa.

Além disto, a marca utilizou de parcerias com figuras públicas como Bela Gil e empresas, como a GOL, para se consolidar no mercado.

A consolidação do produto e a expansão do mercado fizeram com que a Unilever comprasse a Mãe Terra em 2017.

No processo, Alexandre Borges se tornou CEO da empresa. O empresário é um dos responsáveis do projeto de internacionalização da marca.

Ler mais

Compartilhe sua opinião