Alexandre Barreto de Souza Alexandre Barreto de Souza

Alexandre Barreto de Souza

Perfil de Alexandre Barreto de Souza

Nome Completo Alexandre Barreto de Souza
Nacionalidade Brasileira
Formação Administração de empresas
Ocupação Presidente do Cade

Biografia de Alexandre Barreto de Souza

Quem é Alexandre Barreto de Souza

Alexandre Barreto de Souza é presidente do Conselho Administrativo de Defesa ao Consumidor (Cade), órgão responsável por segurar a livre concorrência no mercado e combater a formação de cartéis.

Antes de assumir tal função, Alexandre Barreto de Souza era conhecido por sua atuação como Auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), sendo que a maior parte de sua carreira é voltada à carreira de estado.

Formado em administração e com especialidade na área pública, Alexandre atua em cargos do estado desde o início dos anos 90, sendo que desde 2000 está no TCU.

Na última década, Barreto de Souza vem se destacando, especialmente após assumir a função de presidente do Cade, em 2017.

Trajetória de Alexandre Barreto de Souza

Alexandre Barreto de Souza é formado em administração de empresas pela Universidade de Brasília (UNB).

Ainda no campo acadêmico, Alexandre possui especialização na área de administração pública, tendo um mestrado no setor.

Sua carreira no estado começou no início dos anos 90, trabalhando na Secretaria do Tesouro Nacional na função de técnico em finanças.

Permaneceu na posição até 1998, quando deixou o cargo para assumir a posição de analista na Receita Federal do Brasil. Função que ocupou entre os anos de 1998 e 2000.

Na virada do milênio, Alexandre se tornou auditor no Tribunal de Contas da União. Função que ocupa há duas décadas.

No período, além da sua posição no TCU, Barreto de Souza atuou em outros cargos do estado.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Entre 2000 e 2005, Alexandre foi cedido pelo TCU ao Senado Federal, período em que trabalhou como assessor técnico do órgão.

Em sua volta ao Tribunal de Contas, Barreto de Souza ganhou maior destaque ocupando a posição de diretor no braço que fiscaliza as instituições financeiras.

Alexandre ficou no cargo até 2013, quando se tornou diretor da área responsável pelo controle sobre licitação de contratos.

Função ocupada até o ano de 2014, quando foi convidado e assumiu a posição de Chefe de Gabinete do ministro do TCU, Bruno Dantas.

Com a queda de Dilma Rousseff da presidência, Michel Temer assumiu o posto. E uma das mudanças realizados pelo político foi nomear Barreto de Souza com presidente do Cade.

Alexandre Barreto de Souza e o Cade

Em 2017, Alexandre assumiu a presidência do Cade. Sendo que a função do Cade está ligada à fiscalização de atividades envolvendo empresas e a formação e combater a prática de formação de cartel.

Na ocasião, Barreto de Souza assumiu o cargo que era ocupado por Givanildo Araújo, que havia sido afastado por envolvimento em caso de corrupção.

Buscando retomar a credibilidade do órgão, desde o início de seu mandato, Alexandre utilizou um discurso direto sobre temas envolvendo o Cade.

Outro fator que contribuiu para este modelo de gestão foi a pressão que o órgão sofreu nos últimos anos em relação a casos envolvendo a Petrobras (PETR4).

Não à toa, o nome de Alexandre Barreto de Souza é citado quando aparecem notícias envolvendo possíveis negociações envolvendo os ativos da estatal. Para entender como funciona o processo de fusão e aquisição de uma empresa, leia o artigo da Suno sobre o tema.

EBOOK 10 LIVROS

Ler mais

Compartilhe sua opinião