Alair Martins
EmpreendedoresQuem é Alair Martins
Alair Martins é o empresário fundador do Grupo Martins, empreendimento com faturamento anual acima de R$ 5 bilhões. Alair ainda é um dos brasileiros de maior renome do ramo atacadista no Brasil, sendo conhecido pelo seu modelo peculiar de negociar e sua capacidade em perceber bons negócios.
Tudo começou quando Alair Martins soube encontrar formas de reduzir o custo de produção do seu negócio, aproveitando excedente de outras empresas.
Martins nasceu em 1934, em uma fazenda no município de Uberlândia, interior do estado de Minas Gerais.
Desde a juventude apresentava gosto pelo comércio. Sua primeira experiência com comércio foi em uma pequena venda de um familiar.
Durante a juventude, seu pai abriu um armazém de secos e molhados. Sob a gestão de Alair, o pequeno comércio na cidade de Uberlândia se tornou a maior distribuidora atacadista do Brasil.
Com um modelo de gestão no qual Alair carregou traços de sua criação, o empresário soube monetizar sua relação com os varejistas.
Principalmente, ao buscar formas de deixar o “preço justo” do serviço prestado.
O executivo também é conhecido pela criação do Universidade Martins do Varejo, instituto de ensino voltado para varejistas com objetivo de oferecer melhorias técnicas ao setor.
Alair ainda é lembrado como um dos grandes empreendedores nacionais.
Juventude de Alair Martins
Segundo o próprio, com apenas cinco anos de idade ele já trabalhava em afazeres domésticos -por ser de uma família simples.
Durante a maior parte da juventude Alair tentou convencer os pais de lhe deixarem trabalhar na mercearia de seu tio, que ficava na região urbana do município.
Autorização que conseguiu somente aos 17 anos de idade. Todavia, na adolescência seu pai lhe ensinou formas de valorizar o dinheiro. Ensinamentos que nortearam suas atitudes.
Um ano e meio após sua mudança para cidade, Martins demostrava talento no comércio, o que motivou seu pai a vender o sítio da família com objetivo de investir em um armazém de secos e molhados.
Através do tato, Alair implementou uma série de práticas voltadas à divulgação do negócio, com objetivo de obter sucesso da empreitada.
Divulgar promoções por meio de alto-falantes, colocar produtos com preços abaixo do mercado e, principalmente, fazer acordo diretamente com as fábricas.
Uma das práticas que mais trouxe retorno para empresa, em seu início, foi a de Martins comprar mais produtos do que conseguia vender. Isto fez com que ele desse seus “primeiros passos” no atacado, vendendo o excedente aos concorrentes.
Em um ano de loja, as vendas já haviam gerado o dobro sobre o capital investido. Nos primeiros cinco anos de empresa, o crescimento anual do negócio foi de 70%.
Crescimento do Grupo Martins
O Grupo Martins foi inaugurado no ano de 1953. Em mais de seis décadas no mercado, a empresa se tornou uma das principais marcas do ramo do atacado no Brasil.
Todavia, Alair admitiu que teve dificuldades no início do negócio em entrevista para Istoé Negócios.
“Era tudo muito intuitivo – e intuição é fundamental – mas a empresa, depois de certo porte, precisa de processos, planejamento e se cercar das melhores pessoas e consultorias.”
Ainda assim, Martins conseguiu liderar o negócio na sua expansão por todo território nacional.
Na virada do milênio a empresa passou da marca de R$ 1 bilhão de faturamento.
Em 2009, o grupo iniciou um projeto de reestruturação no qual o objetivo era descentralizar as operações de Uberlândia.
No projeto implementado as unidades são autônomas, tanto na compra de produtos regionalizados quanto na prospecção de clientes. Porém, a matriz segue tendo controle sobre o negócio.
Através de uma governança corporativa “própria”, Alair Martins se tornou uma das referências do setor de atacado do Brasil.
Fotos de Alair Martins