Alain Wertheimer
BilionáriosQuem é Alain Wertheimer
Alain Wertheimer é presidente e um dos donos da grife de moda Chanel, grupo que atua no setor de alto luxo. A compania possui mais de 100 anos de existência e, ainda assim, segue como uma empresa de capital fechado.
Alain Wertheimer é conhecido por sua personalidade e por ter sido um dos responsáveis por uma série de aquisições de concorrentes da Chanel.
O empresário ainda está entre as pessoas mais ricas do mundo. Segunda a Forbes 2021, Alain Wertheimer tem uma fortuna estimada em US$ 34,5 bilhões, montante que o coloca na 41ª posição do ranking de bilionários.
Além de possuir o controle acionário da Chanel, ele possui investimentos ligados também à fabricante de relógios Bell & Ross.
História da Chanel
Alain Wertheimer nasceu no dia 28 de setembro de 1984, na cidade de Nova York, Estados Unidos.
Filho do casal Eliane Fischer e Jacques Wertheimer, Alain é neto de Pierre Wertheimer, empresário responsável por fundar, junto de Grabielle “Coco” Chanel, a House of Chanel em 1909.
Coco era conhecida por seu talento como designer de moda, principalmente voltado a chapéus de alto luxo. Aproveitando o nome que a estilista já possuía, eles abriram a primeira loja em uma região frequentada pela alta burguesia da Paris no período.
A loja e a marca foram ganhando notoriedade e, em 1915, as peças desenhadas por Coco eram conhecidas ao longo da França. Por sua vez, Pierre seguia como responsável pela novos passos na expansão do grupo.
Contudo, após estourar a Segunda Guerra Mundial e a França ser tomada pelos alemães, a situação da empresa mudou de figura. Pierre fugiu para os Estados Unidos, enquanto Coco, segundo relatos históricos, se aliou com os nazistas.
Quer saber quando uma empresa vale o investimento? Baixe o e-book que ensina a avaliar uma ação.
Após o término do conflito, a estilista partiu para um exílio na Suíça por causa da acusação de ter colaborado com o inimigo, enquanto o avô de Alain retornou à França e reassumiu os negócios da família.
Na época, a família Dior havia conseguido se fixar no mercado da alta costura francês. Foi nesse período em que Pierre foi mais importante no crescimento do negócio, especialmente em retomar a parte do mercado que haviam perdido.
Nos anos seguintes, a empresa se tornou referência no mercado de moda, se tornando uma das marcas de luxo mais conhecidas no mundo e com grande destaque dentro de seu setor.
Biografia de Alain Wertheimer
Nascido em Nova York, Alain e seu irmão, Gérard, desde jovens estiveram imersos no setor de luxo. Alain assumiu o comando da grife de moda em 1974.
Um dos seus primeiros desafios na empresa foi enfrentar a queda do famoso perfume Chanel nº 5. O executivo promoveu uma redução nos pontos de venda, para recuperar o status de exclusividade do produto. E investiu em atrizes famosas, como Marilyn Monroe e Audrey Tautou como garotas-propaganda da marca.
Ao longo de sua trajetória dentro da empresa de alto luxo, especialmente no período em que ocupa a posição de presidente, Alain se destacou, no processo de aquisição de novas empresas. Incluindo de marcas como Tanner Krolle, negócio voltado para o mercado de couro, Eres Lingerie, voltada para moda de praia, além da Holland & Holland.
Além de sua atuação dentro da Chanel, Alain e seu irmão são conhecidos por suas atuações no setor de vinhos, sendo que são donos de vinícolas conhecidas na França, como as de Château Rauzan-Ségla e Château Canon.
Alain e Gérard ainda são lembrados por possuírem estábulo com cavalos pura raça, além de competirem em corrida de cavalos.
Passar um patrimônio para a geração seguinte, como ocorreu com a Chanel, da família de Alain Wertheimer, é um desafio. Para enteder melhor sobre sucessão patrimonial, veja o artigo da Suno sobre o tema.
Vídeo de Alain Wertheimer