O Zoom, uma plataforma de comércio eletrônico, comprou a concorrente Buscapé. O contrato de aquisição foi assinado na segunda-feira (13). Além do comparador de preços, a plataforma também adquiriu outras empresas como a Modait, QueBarato e Bondfaro. O acordo foi feito com a Naspers.
Os valores das operações não foram divulgados. Contudo, o Zoom espera conseguir um volume de vendas em torno dos R$ 5 bilhões em 2019 com mais de 2 mil lojistas clientes. Assim, a previsão da empresa é de que a transação seja finalizada já no próximo semestre. Entretanto, antes disso, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ainda precisa avaliar e aprovar a negociação.
O Zoom ajuda os usuários nas compras online. A plataforma oferece informações sobre os produtos e serviços disponíveis para compra. O site surgiu em 2011 como uma criação da empresa de investimento em tecnologia Mosaico. Os donos da companhia são ex-sócios da Buscapé, que foi vendida à Naspers em 2009.
Saiba Mais: XP e Klein preparam proposta conjunta para Via Varejo
Buscapé em crise
Os negócios para o Buscapé vinham ruins desde 2010. Ao ser comprada pela Naspers, a empresa foi transformada na holding Buscapé Company junto a outros negócios. A empresa passou ao comando da Naspers quando esta adquiriu uma fatia de 91% do Buscapé por US$ 342 milhões. Dessa forma, aumentaram os números de funcionários e também o faturamento. Contudo, foi então que os problemas começaram.
Com alterações na estrutura e uma mudança no comportamento dos consumidores, o Buscapé passou a registrar prejuízos. Em 2015, a Naspers decidiu colocar a empresa à venda, mas não encontrou interessados.
Saiba Mais: Via Varejo tem alta nas ações após anúncio de aquisição
Com uma mudança de direção, o site deixou de ser apenas um comparador de preços e passou a ser também um marketplace. Dessa forma, o Buscapé começou a vender produtos de outros sites e fornecedores, até que agora foi vendido ao Zoom.