Zenvia, startup gaúcha de software, estreia em queda na Nasdaq após fixar US$ 13 por ação em IPO
A startup gaúcha Zenvia (ZENV), fornecedora de softwares, estreou em queda de 17,8% na Nasdaq, após firmar preço de US$ 13 por ação em sua Oferta Pública Inicial de Ações (IPO).
Apesar de o preço ter ficado dentro do piso da faixa indicativa, que ia até US$ 15, o mercado penaliza a Zenvia por volta das 15h (horário de Brasília) desta quinta (22), quando as ações ficam cotadas a US$ 10,68.
Na sua oferta, a companhia levantou um montante de US$ 150 milhões – que teve a Twilio como âncora. Com esse montante, a companhia garantiu mais US$ 50 milhões num private placement, captando um total de US$ 200 milhões.
A Twilio também é uma das investidores da Amazon (AMZO34) e lançou sua oferta em maio, porém suspendeu seu IPO em decorrência da volatilidade do mercado.
Na semana passada, reformulou a operação e reduziu alguns números como a faixa de preço e o número de ações à venda.
Conheça a Zenvia
A companhia de softwares trabalha com o desenvolvimento de soluções de contato por mensagem, voz e vídeo de forma automatizada ou personalizada.
A Zenvia foi fundada em 2003 pelo empreendedor gaúcho Cássio Bobsin e a gestora Oria – que continuam com maior poder de voto mesmo após o IPO, protocolado em abril deste ano.
À época, a companhia disse que acreditava que a oferta poderia proporcionar um capital adicional para apoiar o desenvolvimento e o crescimento dos seus negócios. Além disso, citou que o principal objetivo dessa oferta é aumentar a capitalização da startup e fornecer maior flexibilidade financeira.
De acordo com o prospecto, os recursos líquidos da oferta serão usados prioritariamente para o pagamento da contraprestação a pagar em dinheiro para a aquisição da D1, compra feita em março.
A companhia explica que a D1 “é uma plataforma que conecta diferentes fontes de dados para permitir uma única camada de visão do cliente, permitindo a criação de comunicações multicanais, geração de documentos variáveis, entrega de mensagens autenticadas e experiências conversacionais contextualizadas”.
Desde a sua criação e antes do IPO, a Zenvia já conseguiu levantar US$ 82,7 milhões, sendo que no início do ano passado recebeu um aporte de US$ 54 milhões.