Controladora do Burger King (BKBR3) questiona RBI sobre aquisição por fundo
A Zamp (BKBR3), controladora do Burguer King e do Popeyes no Brasil, informou que a Restaurant Brands International (RBI), dona do Burguer King, não consegue medir impactos contratuais de uma aquisição de parte da controladora pelo fundo Mubadala.
A correspondência entre a Zamp e a RBI foi divulgada em fato relevante ao mercado na manhã desta quarta-feira (31).
A companhia afirmou ter questionado a IRB sobre eventuais impactos nos contratos de franqueamento caso a oferta fosse bem-sucedida.
Como resposta, a RBI informou que a oferta, se concretizada, mudaria o controle da companhia, mas que ainda não era possível dizer quais as mudanças possíveis com relação a alteração ou rescisão antecipada dos contatos.
Entenda a proposta feita à Zamp
No início de agosto, o fundo soberano de Abu Dhabi lançou uma oferta pública para adquirir 45,1% da Zamp, oferecendo R$ 7,55 por ação. Caso a oferta não seja bem-sucedida, o fundo poderia zerar sua participação de 4,95% na empresa, conforme informou o portal Pipeline, do Valor.
A Zamp, na ocasião, recusou a proposta.
“Os interesses do potencial novo atual acionista controlador podem ser conflitantes aos interesses dos demais acionistas”, disse a dona do Burger King em fato relevante ao mercado.
A companhia também argumentou que o Mubadala não possui “elementos suficientes para a Zamp avaliar a capacidade da ofertante em executar os planos estratégicos apresentados”.
Outras preocupações que a Zamp demonstrou no Fato Relevante incluem:
- Riscos associados à efetividade da Oferta
- Impacto da Oferta sobre a Companhia
RBI não tem informações suficientes
A RBI afirmou não ter informações suficientes sobre a estrutura, administração e atividades comerciais do fundo de Abu Dhabi para determinar quais as mudanças possíveis.
“Observamos que a due diligence de compliance mencionada acima é um processo complexo e demorado. Portanto, esperamos receber as informações acima o mais breve possível”, disse a RBI, em correspondência com a Zamp.
No processos mencionados, são analisadas informações de restrições à transferência e cessão, além de obrigações de não concorrência.
A Zamp informou ainda que manterá seus acionistas e o mercado informados sobre quaisquer novas informações referentes à oferta.