A ação da Yduqs (YDUQ3) fechou em forte alta na sessão dessa segunda-feira (13). O papel avançava 7,99%, valendo R$ 25,14. O Ibovespa, principal índice de ações da B3, avançou 1,95%, aos 116.403,72 pontos.
A ação da Yduqs (YDUQ3) recuperou as perdas da sessão anterior, sexta-feira (10), quando acumulou uma queda de 1,40% durante o pregão.
Assim como a Yduqs, a ação da Ânima (ANIM3) também disparou no pregão de hoje e subiu mais de 6,24%.
Na avaliação de João Beck, economista sócio da BRA, as companhias sobem com rumores de que as duas estão em negociações para adquirir os ativos do Centro Universitário de Brasília (CEUB).
“A compra é atrativa para ambas as empresas devido à exposição ao curso de Medicina, Yduqs deve sair na frente, dada a melhor posição de caixa”, destaca Beck.
Os boatos de que a Ânima está prestes a comprar o CEUB já rondam o mercado desde o final de agosto, quando o jornal Valor noticiou que as negociações entre as duas companhias já estavam avançadas e a operação deve movimentar cerca de R$ 800 milhões.
Fontes afirmaram ao jornal que o valor total que seria pago pela Ânima engloba o passivo fiscal da CEUB, gerado após a faculdade brasiliense sem fins lucrativos perder essa isenção. Ainda de acordo com a reportagem, o curso de medicina da CEUB, com 750 alunos, foi o que chamou a atenção da Ânima. A dona da faculdade São Judas tem cerca de 10 mil alunos de medicina — um dos cursos mais rentáveis.
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Yduqs: XP mantém recomendação de compra, com preço-alvo a R$ 50,70
Os resultados da Yduqs (YDUQ3) no segundo trimestre deste ano vieram “estritamente em linha” com as estimativas da XP Investimentos. Assim, a corretora reiterou a recomendação de compra para empresa, com preço-alvo de R$ 50,70 por ação.
Entre abril e junho desse ano, a Yduqs lucrou R$ 116,5 milhões e conseguiu reverter o prejuízo de R$ 79,5 milhões apurado um ano antes. Ao mesmo tempo, a receita líquida da empresa cresceu 17,1%, para R$ 1,160 bilhão.
No relatório sobre o desempenho da Yduqs no trimestre, a XP apontou “que os fundamentos de longo prazo para a empresa (crescimento da base de alunos – principalmente online – e melhoria de margem – maior participação de cursos online e premium) permanecem intactos, apesar das perspectivas desafiadoras para 2021.”