Mais uma das rivais da Tesla (NASDAQ: TSLA) abrirá capital: dessa vez, será a chinesa Xpeng Inc. É esperado que a companhia levante US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 8,41 bilhões) com sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).
A oferta ficou maior do que o estimado inicialmente. Antes, a Xpeng previa vender 85 milhões de ações depositárias norte-americanas, com o preço entre US$ 11 e US$ 13. No entanto, devido à demanda pelos papéis, serão vendidas 99,73 milhões de ações com o preço estipulado em US$ 15, conforme o anúncio oficial da empresa nesta quinta-feira (27).
O oferta ocorre logo após a Li Auto, também chinesa do segmento de veículos elétricos, ter aberto capital na Nasdaq em 30 de junho, levantando US$ 1,1 bilhão. Desde então, as ações da empresa já se valorizaram cerca de 103%.
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A Xpeng é sediada em Guangzhou, sul da China, e é controlada pelo seu CEO, He Xiaopeng, que detém uma participação de 31%. A companhia também possui investidores de grande porte, como o Alibaba (14% de participação) e a Xiaomi, gigante do setor de smartphones, além de outros fundos de private equity. Em sua última rodada de investimentos, em julho, a empresa levantou US$ 900 milhões de um grupo de investidores.
A Xpeng, que produz o sedã esportivo P7 e o SUV G3, comercializou 4.696 veículos durante os primeiros seis meses deste ano. A receita no período ficou em US$ 141 milhões, uma queda de 19% na comparação anualizada. A empresa, fundada em 2015, também reportou um prejuízo de US$ 112 milhões — a empresa ainda não deu lucro.
A Li Auto vendeu 9.500 unidades no mesmo período. A Nio, concorrente chinesa que também abriu capital nos Estados Unidos recentemente, vendeu 14.781 veículos na mesma base comparativa. A Tesla, por sua vez, vendeu mais que todas juntas: 48.384 veículos.
Desempenho da Tesla na China estimula concorrentes como a Xpeng
Segundo Bill Russo, CEO da consultoria Automobility, em Xangai, em entrevista ao jornal norte-americano “The Wall Street Journal”, o desempenho crescente da Tesla na China estimulou as concorrentes, sobretudo após massivos investimentos de sócios. Ele compara a atuação da Apple (NASDAQ: AAPL) com iPhones no país asiático, que fomentou a ascensão de Huawei e da Xiaomi.
As vendas da Tesla na China dispararam após a inauguração de sua fábrica em Xangai. A companhia de Elon Musk tem conseguido convencer os investidores locais de que os carros elétricos são e continuarão sendo o futuro da indústria automobilística.
A Xpeng também disse que os participantes da oferta terão a opção de vender um adicional de 14,96 milhões de papéis. As ações serão negociadas a partir de hoje, sob o ticker “XPEV”.