XP revisa para 145 mil pontos previsão para Ibovespa até final de 2021

A XP Investimentos revisou na núltima sexta-feira (30).para o alto o preço-alvo do Ibovespa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop-1.png

Segundo a XP, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) vai chegar a 145 mil pontos até o final de 2021. A previsão anterior era de um Ibovespa que encerraria esse ano em 135 mil pontos.

A previsão foi divulgada no relatório Raio-XP da Bolsa.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Apesar das preocupações com o cenário macroeconômico, a nossa perspectiva para a Bolsa brasileira continua positiva diante das projeções de forte crescimento do lucros das empresas do Ibovespa em 2021”, escreveu a corretora em seu relatório.

Segundo a XP, “olhando para diversas métricas, a Bolsa está barata. O Ibovespa negocia com um múltiplo Preço/Lucro abaixo de sua média histórica, e com um desconto maior do que no passado quando comparamos com os EUA e Mercados Emergentes“.

Para os estrategistas Fernando Ferreira e Jennie Li, que assinaram o relatório junto com a analista ESG, Marcella Ungaretti, a “bolsa brasileira está barata”.

“Por qualquer métrica que olhamos, a Bolsa brasileira está barata. Esse forte crescimento de lucros e a performance fraca em 2021 trouxe os indicadores da Bolsa brasileira para patamares bem abaixo da média histórica”, escreveram os analistas.

Ibovespa pode subir, mas há problemas

Entretanto, a XP salientou que há problemas no Brasil também.

“O Brasil tem uma das piores performances na Bolsa, na moeda e nos juros em relação aos seus pares em 2021. A Bolsa brasileira cai -4,7% em dólares no ano, enquanto o MSCI Global sobe +8,6%”, salientaram os economistas, que, todavia, indicaram como “é hora de comprar Brasil”.

Para eles, existe uma congruência de fatores deve levar a uma forte alta do mercado brasileiro:

  1. a Bolsa brasileira está muito barata, e ainda não reflete totalmente a forte recuperação e crescimento de lucros que veremos em 2021 e 2022;
  2. a aceleração da vacinação ao longo dos próximos meses pode levar à reabertura da economia e crescimento mais acelerado do PIB;
  3. a diminuição dos riscos fiscais após a aprovação recente do orçamento deve fazer com que o mercado volte a focar nos fundamentos Micro e menos nas preocupações Macro

“Olhando o crescimento anual, vemos que o LPA no Brasil deve crescer +199% em 2021 em relação ao ano passado. Mesmo quando comparado à 2019, vemos que 2021 deva apresentar um forte crescimento de +125%. Para 2022, o mercado por enquanto projeta lucros estáveis em relação à 2021, muito provavelmente por conta da projeção do Dólar mais enfraquecido frente ao real e preços de commodities normalizando em patamares menores”, escreveram os analistas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Segundo a XP, os setores que estão liderando essa forte alta de expectativa de Lucros na Bolsa, são os setores de empresas exportadoras e relacionadas ao preço das commodities.

Isso pois “não só os lucros em 2020 estão vindo de patamares bastante deprimidos, mas a forte alta dos preços das commodities, aliadas à recuperação econômica global (melhores volumes) e um câmbio depreciado trazem um cenário extremamente favorável a essas companhias em 2021”, concluiu a XP em seu relatório sobre o Ibovespa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno