XP adquire participação minoritária na gestora Capitânia
A XP Inc. adquiriu uma participação minoritária na Capitânia Investimentos, gestora de recursos especializando-se em crédito corporativo, imobiliário e infraestrutura, com mais de R$ 11 bilhões em ativos sob gestão.
Ao fechar com a XP, a Capitânia busca acelerar o crescimento, expandir as estratégias existentes e o portfólio de produtos para se tornar um dos principais fornecedores de capital de médio e longo prazo.
Fundada em 2003, a empresa administra hoje fundos de investimento para 140.000 clientes e mais 80 investidores institucionais. Desde a fundação, a criação já realizou mais de 500 investimentos.
“Temos um relacionamento de longa data com a Capitânia, que se estende por mais de 10 anos, e agora estamos dando o próximo passo no fortalecimento da parceria”, disse Leon Goldberg, sócio da XP Inc.
A independência e governança corporativa da gestora permanecerão inalteradas, com uma equipe de 30 de pessoas. Além do fundador e CEO Ricardo Quintero, Arturo Profili e Caio Conca são co-gestores e Carlos Simonetti e Flávia Krauspenhar são responsáveis por Relações com Investidores, Produtos e Marketing.
“Nosso modelo de negócios permanecerá focado em nossos investidores, baseado em um robusto processo de investimento, uso intensivo de tecnologia e rígido controle de riscos, ancorando transações que vêm sendo estruturadas por terceiros”, afirmou Quintero.
A operação ainda está sujeita ao cumprimento de certas condições precedentes.
XP adquire participação na Giant Steps
Na semana passada, a companhia de Guilherme Benchimol comprou uma participação minoritária na Giant Steps, a maior gestora de fundos quantitativos do País, por um valor não divulgado.
A XP procura ampliar sua atuação no mercado de capitais brasileiro, levando uma fatia da gestora que possui R$ 7 bilhões sob gestão. A Giant Steps deve “acelerar os planos de expansão nacional e internacional, ampliando o portfólio de produtos com a criação de novas estratégias”.