XP compra participação minoritária na Jive, gestora de investimentos
A XP Inc. comprou uma participação minoritária na Jive Investments, gestora de investimentos alternativos. O valor da operação não foi informado.
De acordo com a XP, os recursos serão usados para acelerar o crescimento da Jive, incluindo investimento em tecnologia, expansão dos seus canais de originação e distribuição e fortalecimento da equipe com contratações específicas, assim como há planos de aquisição de outras gestoras e de plataformas complementares.
“Nascemos fazendo investimentos de alta complexidade e com risco maior, limitados ao investidor profissional. Agora, queremos partir para produtos que tenham perfil de menor de risco e complexidade, mas dentro da nossa expertise, que possam ser distribuídos para um público mais amplo. Há planos também para aquisição de outras gestoras e de plataformas que são complementares aos nossos negócios”, revela Guilherme Ferreira, sócio da asset.
O foco inicial serão créditos high yield, produtos imobiliários e ativos judiciais. A gestora está se preparando também para uma nova fase, onde terá uma plataforma de investimentos em ativos alternativos e ilíquidos. Outra linha de negócio que será expandida é a de prestação de serviços de gestão, cobrança e recuperação de ativos para terceiros, incluindo bancos, fundos de pensão e grandes empresas.
“Nem sempre o dono do ativo está pronto para vender, mas ele pode se beneficiar da plataforma da Jive para recuperar o maior valor possível. Assim, retemos talento, aumentamos nossa base de dados e estaremos bem posicionados se um dia esses ativos vierem a mercado”, declara Ferreira.
A transação depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Participação da XP na Jive
A Jive Investments é uma plataforma integrada de gestão de ativos alternativos com foco na originação, aquisição e recuperação de créditos inadimplidos, imóveis em situações complexas, ativos judiciais e outros ativos distressed.
A Jive possui um processo de recuperação de crédito totalmente integrado, incluindo a gestão de processos judiciais e administrativos de cobrança e o gerenciamento de imóveis e outros ativos físicos recuperados. Segundo o comunicado, a gestora tem registrado crescimento de 1.200% ao ano desde 2015.
A Jive tem, hoje, aproximadamente R$ 8 bilhões em ativos sob gestão e R$ 21 bilhões em valor de face, além de mais de 1.300 investidores no Brasil e no exterior. A parceria permitirá que a casa possa fazer originação e a distribuição de ativos diretamente ou por meio dos mais de 9 mil agentes autônomos de investimentos plugados à rede da XP.