Em novo parecer sobre o Itaú (ITUB4), analistas da XP destacaram que possuem expectativas de que a companhia aumente seu patamar de distribuição de lucros.
Atualmente a XP tem recomendação de compra para as ações do Itaú, com preço-alvo de R$ 42. Os papéis ITUB4 são negociados pouco abaixo de R$ 34 em bolsa.
“O Itaú anunciou recentemente dividendos extraordinários e um programa de recompra de ações, o que nos levou a aumentar nossas estimativas de distribuição de lucros para o futuro”, diz a casa.
“Apesar do guidance conservador para 2024, acreditamos que o Itaú está bem posicionado para superar algumas das estimativas, especialmente em termos de crescimento da carteira”, completa.
Os analistas resumem a teste otimista em quatro pontos:
- Melhora nos NPLs, abrindo caminho para menores provisões
- Atividades mais aquecidas nos mercados de capitais
- Espaço para o banco continuar melhorando sua eficiência;
- Recuperação significativa no ROE da unidade de varejo, enquanto o ROE da unidade de atacado permanece estável ou ligeiramente abaixo
Os analistas ainda acrescentam que a “próxima batalha” do banco deve ser relativa aos custos.
“Com a recente melhora na rentabilidade dos neobanks, está se tornando cada vez mais claro que o surgimento desses concorrentes definitivamente mudará a dinâmica competitiva. O modelo de negócios dos novos players mostrou que é possível escalar o negócio bancário sem a necessidade de uma estrutura física tão grande”, diz a casa.
“Nesse sentido, vemos os investimentos em transformação cultural e digital feitos pelo Itaú nos últimos anos como capazes de posicionar o banco como o incumbente mais preparado para reduzir custos sem perder eficiência operacional, o que deve permitir que ele (pelo menos) mantenha seu nível de ROE mesmo em um ambiente mais competitivo”, conclui.
Desempenho das ações do Itaú
Cotação ITUB4