O escritório de agentes autônomos RJ investimentos está saindo da XP e indo para o Modalmais. Segundo a publicação do jornal Valor Econômico, o RJ Investimentos tem cerca de seis mil clientes e R$ 3 bilhões em patrimônio sob sua assessoria.
A funcionalidade do escritório é explicar aos clientes o funcionamento de aplicações financeiras como ações. De acordo com as regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o escritório deve exercer suas atividades sempre através de uma instituição integrante do sistema de distribuição de valores mobiliários. Portanto, ao sair da XP Investimentos o escritório precisa escolher outra instituição.
Em entrevista ao jornal Alexandre Prado, um dos irmãos que administram o RJ Investimentos, disse que a mudança tem como objetivo pensar no que é melhor para os clientes.
“Seremos o escritório modelo, flagship (carro-chefe), com total acesso a área de inteligência do Modalmais, um acesso diferenciado à curadoria de produtos. Nosso objetivo com essa mudança foi pensar no que é melhor para nossos clientes”, disse Prado ao veículo.
XP Investimentos vê que saída de RJ Investimentos será inexpressiva
Já a XP comunicou ao jornal que optou pela não retenção do escritório pois a operação estava pouco alinhada com a estratégia de longo prazo da companhia.
A corretora informou que atraiu no último 3,7 mil novos agentes autônomos, avanço de 20% em relação a 2019. A XP disse que a saída da RJ Investimentos será inexpressiva. Por sua vez, o escritório afirma ser um dos 20 maiores ligados à corretora.
Atualmente, o RJ Investimentos tem 57 agentes autônomos e projeta que a migração da XP Investimentos para o Modalmais irá acarretar na perde de alguns clientes, o que é considerado normal pelo escritório porque nem todos fazem a transferência.