XP Inc compra participação majoritária na fintech Fliper
A XP Inc adquiriu o controle da fintech Fliper, segundo informações do jornal “Valor Econômico” desta segunda-feira (8). Esta é a segunda aquisição da empresa desde a listagem em bolsa, que aconteceu em dezembro do ano passado. O valor da operação não foi divulgado.
Criada em 2017, a Fliper é uma fintech que possui um aplicativo para consolidação de contas de corretoras e bancos. A empresa oferece uma funcionalidade em que mostra, em uma só tela, informações de diversas instituições financeiras do mesmo usuário. O aplicativo foi feito seguindo o conceito “open banking“.
“Quando criamos a Fliper, queríamos usar tecnologia e inovação para resolver um problema que ainda não tinha solução no mercado financeiro. A essência do negócio é ser um agregador ou GPS financeiro”, explicou Renan Georges, um fundador da fintech.
O cliente que possui a ferramenta consegue ter um maior horizonte sobre seus gastos e ganhos, segundo um executivo da XP, que falou ao “Valor Econômico”. “O usuário autoriza o aplicativo a gerar conectividade entre todas as contas que ele possui em instituições financeiras e o resultado é um mapa das suas finanças”, disse Gabriel Leal, em entrevista ao “Valor Econômico”, sócio e diretor comercial da XP.
A Fliper possui, atualmente, 65 mil usuários ativos, que totalizam aproximadamente 85 mil contas de investimento e bancárias com R$ 7 bilhões em carteira. Vale destacar que a Fliper permanecerá com uma gestão independente, com três de seus fundadores no comando.
A faixa etária do público que utiliza a ferramente está entre 25 e 40 anos, e os usuários possuem em media duas contas. A ideia central da XP com esta aquisição é ajudar o seu cliente a entender melhor a sua carteira de investimentos.